horto
s. m., Agric.,
pequeno espaço de terreno, onde se cultivam plantas de jardim;

pequena horta;

estabelecimento de horticultura;

lugar de tormentos, por alusão ao horto de Getsémani, onde Cristo foi rezar na véspera da sua prisão.
 
ainda o aborto
- Vamos brincar, eu controlo... Não tenhas medo, eu tiro. Depois não tira a tempo, porque não controlou ou quis mesmo o que disse que não queria, ou isto e mais isto, e muito disto e daquilo. 
A gravidez é um período de alterações intensas: físicas, também psicológicas, todo o metabolismo acelera e só posso saber pelo que leia ou me seja dito. Imagino contudo quanta dor não é possível naquela que deveria ser a máxima alegria, a criação máxima: dar vida da nossa vida.
É por isto, por tudo isto e sobretudo aquilo, tudo aquilo que está subentendido. Imagine uma mãe sem condições para se sustentar, em desequilíbrio amoroso, uma crise ligada ao uso de drogas, uma desestruturação completa de crenças, valores, afectos, em suma: uma crise absoluta e total!
Há quem opte pelo suicídio, já não abortam. Vamos julgar, ou apoiar e responsabilizar, em função dum apoio que seja amigo e esclarecedor? Pois é, em ultima análise a amizade e o amor são a única receita, a verdadeira e única religião digna de merecer orações todos os dias.
Para quem acredita na reencarnação, para quem acha que nunca poderia provocar uma gravidez indesejada, para quem acha a questão como sendo um castigo merecido, etc... A estupidez, a maldade, o desinteresse, a segregação, tudo e o inimaginável. Não vejo que não seja, que não tenha de ser a sociedade no seu todo a ser responsável e responsabilizada. Por isso acho que todas as mulheres têm de poder ser aconselhadas, apoiadas e tratadas durante a gravidez e se ninguém lhes poder dar outra vida que não têm, outras condições que não possuem, que os médicos, as enfermeiras, todo o sistema criado para os cuidados de saúde esteja preparado para dar o possível. 
Isto exige que se fale do quadro legal, as leis, em democracia, acentes no parecer da maioria, têm, devem ser esclarecidas...
Ocorreu-me terminar com um misto, disto... (um certo espanto onde insisto) nisto:
- Ah!, não esquecer de dizer a uma pessoa, naquela que supostamente é a maior crise da sua vida, que é uma assassina e assina sentenças de morte para esta vida e para a próxima: deve dar uma ajuda...
Francisco Coimbra
Enviado por Francisco Coimbra em 18/06/2007
Reeditado em 18/06/2007
Código do texto: T531793