A Raposa e a Cegonha

Existe uma fábula, se não me engano, chamada A Raposa e a Cegonha, a qual todos conhecem, ou pelo menos deveriam conhecer.

Essa fábula conta a estória de uma raposa muito espertinha que convida a cegonha para um jantar, em que servirá uma sopa bem gostosa. No jantar, a raposa serve a sopa num prato muito raso para que a cegonha, com seu bico longo, não consiga comer. Depois do ocorrido, a cegonha faminta retribui o convite, chamando a raposa para jantar em sua casa no outro dia. O qual a raposa aceita de imediato, imaginando as delícias que a cegonha irá lhe preparar. Quando chega ao referido jantar, a cegonha lhe serve a mesma sopa, porém numa garrafa, em que a raposa, por conta de seu focinho achatado e língua curta, não consegue tomar. Moral da história: não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você.

É um princípio muito simples, que facilitaria a vida de todos e todas se fosse seguido.

Se as pessoas olhassem para o lado ao invés de olhar apenas para seus próprios narizes, se tratassem a todos com respeito "que é bom e todo mundo gosta", mas pouca gente dá, se enxergassem na rua pessoas iguais a si, homens, mulheres, irmãos de espécie, de pátria, de mundo! Daí talvez... Mas só talvez, a gente pudesse conviver de forma melhor.

Porém, sejamos realistas, esse princípio nunca seria cumprido plenamente.

Afinal, estamos falando de seres humanos.

Ingrid Flores
Enviado por Ingrid Flores em 22/07/2015
Código do texto: T5319977
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.