Aos que desacrescentam...

Ideia do "Cemitério de Amigos" de Jorge Amado. Um texto

lindíssimo, que me foi dado a conhecer por uma pessoa querida, que

muito estimo, de quem, nestas horas mais doloridas me lembro.

Que tempos bons aqueles em que eu lia textos lindos, e que só muito mais tarde me fizeram sentido.

Quantos jazem no meu cemitério, que diferentemente de Jorge, eu chamo do canto daqueles que desacrescentam.

Se há valor que respeito e admiro é a lealdade. A capacidade humana de se ser leal a um princípio, a alguém, a uma ideia.

É dificil mantermo-nos leais. Os obstáculos e tentações são muita e é fácil tropeçar e cair.

Penso que sou leal, esforço-me. Já falhei e hei-de falhar mais vezes. E tenho quase a certeza que em 98% dos casos, falhei sem me dar conta. Só mais tarde me apercebi de que tinha cometido um crime.

É um crime, porque alguma coisa cá dentro morre quando alguém me é desleal. Um pouco da minha ingenuidade morre, da minha confiança, da minha espontaneidade.

É um crime contra a minha humanidade. Contra a capacidade (que não quero perder, mas vou perdendo) de acreditar nos outros, de ter fé.

Não sei estar sem confiar. Preciso de confiar em quem me rodeia. Não sei e não quero saber viver desconfiada. É uma angústia, é uma falta de chão à qual não me quero habituar. Não me vou.

Porque gosto da minha humanidade. Porque quero mantê-la. Porque quero apenas dar-me a quem me merece por inteiro, incluindo a minha confiança.

Depois da fase em que me sinto magoada, ferida, com um buraco no peito, faço o funeral. Funeral do Desleal. É como a recuperação dos alcoólicos que vemos nos filmes: um dia de cada vez. Dia a dia vou aprendendo a viver com a falta, até que já não há falta. O morto ou a morta são enterrados, sem coroa de flores. Sem tabuleta. Deixam de existir. Esquecem-se.

E não há coisa mais triste que ser esquecido.

Não posso imaginar maior tristeza que a de se ser morto sem ter morrido.

Sonia Lupion Ortega Wada
Enviado por Sonia Lupion Ortega Wada em 18/08/2015
Reeditado em 11/06/2018
Código do texto: T5350098
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.