Sombra(senso comum)

Jesus nos ensinou que quando somos atacados devemos simplesmente dar a outra face. No novo testamente também é dito para orar por aqueles que nos maldizem e aprender a perdoar... Afinal quem guarda mágoa, inveja ou rancor somente aglutina veneno que mais cedo ou mais tarde voltará para si mesmo, a final ninguém pode fugir da própria sombra...

Jung, famoso psicólogo criou o conceito de sombra, uma espécie de saco de lixo do inconsciente, onde todos os nossos defeitos e sentimentos ruins estariam guardados. A sombra tende a ser projetada no outro, características que não suportamos em nós mesmos acabamos colocando em outras pessoas... Outra característica da sombra é que ela tende a crescer enquanto não nos damos conta dos conteúdos que nela estão. Ou seja, quanto mais você guarda sentimentos negativos: inveja, ciúme, mágoa, rancor e procura escondê-los de si mesmo, maior ficará sua sombra e mais cedo ou mais tarde ela o devorará...

Então ao invés de criar picuinhas, construa amizades, ao invés de desejar e tentar apagar o brilho dos outros, procure desenvolver seu próprio brilho, ao invés de revidar uma ofensa, apenas sorria de volta pois na maioria das vezes não vale a pena. Pois ao invés de ficar de olho nos outros, olhe para si mesmo, tente trazer sua sombra para luz, pois afinal que nem diz o próprio Jung: Quem olha pra fora sonha, quem olha pra dentro DESPERTA!!

Bjos e um grande abraço!

RS Schindler(Renan Souza)