DE TRAIÇÕES


                                 





                                       DE TRAIÇÕES
   Republicação - Escrita de 30 de março de 2013

                          

                                                                     
 
          Quando alguém usa o termo "traição" a primeira coisa que costuma vir à mente das pessoas é a traição na chamada relação amorosa; no entanto, há traições que repercutem no ser e na vida do ser com mais dor e com mais violência do que determinadas traições nos sentidos usualmente considerados desta palavra, quase sempre referindo-se à vida amorosa dos seres humanos. Assim traições-abandonos-indiferença de seres que não nos são nem amantes nem maridos; traições por incompreensão, por não percepção nem aceitação efetivas do nosso ser real, traições que nos condenam à mais acerba e a mais sem remédio de todas as já tão demasiadas outras incomensuráveis solidões. Assim também terríveis traições causadas pelo uso deletério, ou inadvertido, ou equivocado, ou inoportuno de palavras. Ah, as palavras! Que cruz, muitas vezes, a sua presença, bem como a sua ausência constituem; falo de sua ausência porque talvez a mais terrível de todas as traições seja a do silêncio, perante a qual não se costuma ter nenhuma possibilidade de defesa. Assim deviam  se sentir os condenados ao Ostracismo na Grécia Antiga; assim também outros seres  de mesma condição, com outros nomes e sob as mais diversas formas, no decorrer da História que, afinal, a condição de proscrito é algo que jamais termina na triste história da espécie homo sapiens.