Terceira Guerra mundial

Em termos de números, entre refugiados, vítimas fatais e as que ainda sofrem com a violência em todos os lugares deste planeta, talvez não demore muito para admitirmos que a terceira guerra mundial não é travada entre países, mas dentro deles, e está acontecendo.

É, porém, sofrida e sentida pelo inconsciente coletivo de toda humanidade, que perdida, chama de crise, acha que é só no seu bairro, na sua cidade, no seu país. Muitos, se contentam em aclamar um bode expiatório e combatê-lo, enquanto os conflitos criam uma dimensão mais ampla.

A globalização é um fenômeno recente e ninguém sabe quais transformações a revolução das comunicações provocará a longo prazo, pode até ser que una os povos definitivamente, nos aproxime, quebre fronteiras.

Ou talvez seja apenas mais do mesmo, quem estudou história sabe do nosso passado indigno, mas pode ser que a evolução esteja nos impondo uma mudança a ser celebrada pelas gerações futuras.

A todos cabe um papel nesta tormenta, basta escolher o seu, inclusive o neutro. Alguns escolhem armas, outros canetas. O meu lado é de tentar ajudar as vítimas, por eu ser um pacifista convicto, estou torcendo pelo melhor para nós, humanos.

Ricardo Selva
Enviado por Ricardo Selva em 17/09/2015
Código do texto: T5384883
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.