Fases

FASES DA VIDA

A infância nos lembra pureza,

A juventude, revela caminho à frente: grandeza,

A maturidade, uma pouco mais de certeza.

Talvez, sentimentos de realeza,

ainda que ao consumismo nos tenha em dicotomia: pobreza e riqueza,

Então a velhice que chega...

Postos à mesa,

Tudo é passado, presente que vinga,

Futuro é uma reza,

São as fases da vida,

Essa última -a idosa velhice -

Espreita clareza, franqueza e nobreza.

Tudo é singelo. Parece que volta à pureza

Jadel, sua poesia me inspirou e encaixou se exatamente no momento que estou vivendo agora :

As lembranças vem a mente: uma noite mal dormida, um mal estar infantil, uma dor de cabeça pelo excesso de sol, o medo do escuro, o medo do trovão. E lá estava ele: velando meu sono, acariciando meu cabelos, me protegendo.

Na juventude rebelde, ele foi o conselheiro, o apaziguador. Acima de tudo, a certeza de que eu nunca poderia decepcioná-lo.

O tempo passa, como ele passa. Já não sou mais a criança que pede proteção, nem a jovem rebelde sem causa. Hoje sou mãe, sou mulher. E ele? Hoje ele pede proteção.

Já não sabe direito quais são os dias, esquece o remédio, repete diariamente a mesma estória com a mesma empolgação, como se tivesse sendo contada perla primeira vez. E com a mesma empolgação, ouço. Como se fosse a primeira vez!

Seu olhar às vezes anda perdido, provavelmente em alguma lembrança longínqua, dentre tantas que formigam em sua mente. Mas ainda têm a mesma docilidade e gentileza do olhar da minha infância, somente invertemos os papéis, hoje quem cuida sou eu.

Como não amar completamente esta pessoa que me deu a vida e cuidar como se fosse meu bem mais precioso? Como não acarinhar seus cabelos brancos, sua pele flácida, seu corpo desequilibrado?

Como não ser paciente e gentil, se às vezes lhe falha a memória?

Esse é o momento do amor em tempo integral, da dedicação, do carinho, do afeto, de protege-lo...

Sorte dos que envelhecem, porque tiveram o privilégio de ver seus filhos tornarem-se homens, seus netos crescerem, seus bisnetos virem ao mundo.

Sorte de quem tem a oportunidade de conviver com a sabedoria de um idoso diariamente, porque isso é aprendizado, lição.

Que Deus me dê apenas saúde para cumprir bem meu papel de filha.

Assim Seja!

Rosa Cristina Camara e Antonio Jadel
Enviado por Rosa Cristina Camara em 20/10/2015
Reeditado em 25/09/2020
Código do texto: T5421185
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.