Série Família Inabalável: UMA FAMÍLIA SÓLIDA

UMA FAMÍLIA SÓLIDA

João 2.1-11

INTRODUÇÃO: Planejar o casamento e se esmerar em fazer uma cerimônia inesquecível e uma festa bonita e planejada não são de forma alguma errado. O problema é quando Jesus não é prioridade na lista de convidados. E um casamento onde Jesus não está é como um navio com o casco rachado, em questão de tempo ele vai naufragar.

Esse casamento ensina lições preciosas, a saber:

• Jesus precisa ser convidado a fazer parte não apenas da festa de casamento, mas da vida diária do casal. (João 2:1-2)

• O fato de Jesus estar presente no casamento não significa ausência de problemas. (João 2:3)

• Jesus poderia ter dado início aos seus milagres em alguma outra circunstância, mas creio que o fez num casamento para mostrar a sua importância no reino de Deus.

• A maior necessidade de um casamento é Jesus.

Em Mateus 7.24-25, o Senhor Jesus nos ensina que devemos construir as nossas casas sobre a Rocha, e fazemos isso quando colocamos em prática os Seus ensinamentos.

Quando não colocamos em prática os Seus mandamentos em nosso lar, com o passar do tempo o vinho acaba (v. 3). Para os judeus, o vinho era símbolo de alegria, vida e abundância. O vinho representava a esperança de uma vida feliz aos recém-casados. E quando a alegria termina no lar, o convívio familiar se torna insuportável, e a família acaba desmoronando (Mateus 7).

Como veremos nos parágrafos abaixo, para termos uma família sólida é necessário obedecermos a Palavra de Deus, e termos uma fé viva, a saber:

UMA OBEDIÊNCIA INDIVIDUAL EM FAVOR DA FAMÍLIA

“Por que vocês me chamam ‘Senhor, Senhor’ e não fazem o que eu digo?” (Lucas 6.46).

A história da família é transformada quando um de seus membros resolve obedecer a Palavra de Deus. No convívio familiar é necessário APLICARMOS Seus ensinamentos para que a família seja inabalável. Aqueles que têm compromisso real com a sua família não maltratam os seus familiares e nem dão lugar a ira. Um coração AMOROSO não guarda rancor e nem procura os próprios interesses, mas se alegra em servir e cuidar de seus familiares. A nossa obediência ao Senhor deve ser demonstrada em atitudes (v. 7-8). INDEPENDENTE do clima familiar e atitudes de outras pessoas a nós cabem à obediência a Palavra de Deus e a fé em Cristo Jesus (5).

O MILAGRE FAMILIAR COMEÇA COM A FÉ INDIVIDUAL

“Tudo é possível àquele que crê”. (Marcos 9.23).

O milagre familiar começa quando um de seus membros começa a crer que o Senhor pode MUDAR a história da família (v. 3). A fé em Cristo devolve a alegria no lar. Podem vir os ventos das tribulações, mas no Senhor APRENDEMOS a suportar os sofrimentos e a vencê-los em Cristo. O milagre no lar começa quando assumimos o compromisso de amarmos e perdoarmos os nossos familiares. Quando o Senhor age em nossos lares as situações são transformadas TOTALMENTE (v. 9). Creia e espere em Cristo, pois o tempo e forma da resposta pertencem ao Senhor Jesus (v. 4). O milagre surpreende a todos e desafia as tradições humanas (v. 10). Ore sem cessar por seus familiares para que a glória de Jesus seja manifestada em seu lar (11). Creia e compartilhe a outros que o Senhor Jesus é a resposta (v. 3).

SEIS POTES DE AMOR:

1. Não maltrata ou se ira facilmente;

2. Não procura seus interesses;

3. Não guarda rancor;

4. Tudo sofre e suporta;

5. Tudo crê e espera;

6. Alegria;

CONCLUSÃO

O nome do noivo e da noiva não é citado, ficaram no anonimato. Mas o casamento deles entrou para os anais da história bíblica. Com Jesus em nosso casamento o nome de Deus há de ser exaltado e não o nosso. Não devemos enganar a nós mesmos (Tiago 1.22), mas fortalecer e solidificar a nossa família aplicando os Ensinamentos de Jesus nas conversas e silencio, nas alegrias e choros, nas tempestades e calmaria. Jesus tem que estar Presente no dia-a-dia da família.

Convide o Senhor Jesus para fazer parte de sua família!

O Pastor
Enviado por O Pastor em 24/10/2015
Código do texto: T5425661
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.