Moscas no Porta-Retrato

Às vezes quando estudamos um assunto desagradável ou complicado desviamos a nossa atenção até para uma mosca posando num porta-retrato. Você esta mais inquieto que ela.

Não que o descanso inofensivo da mosca seja tão ou mais importante que seus estudos, mas que você prefere se desviar para algo simples que tenha mais sentido do que sua tarefa.

Na verdade, você foge do seu reflexo que se espelha na tarefa: dificuldades, incompreensão e desagrado são suas e não da tarefa. "Confuso", "sem sentido" e "mal explicado" são desculpas que usamos pra esconder nossas dificuldades e ao mesmo tempo um pretexto para não enfrentá-las.

São as moscas que desviam nossa atenção. O interesse pela vida alheia, os defeitos que todos possuem e as diferenças são como estas moscas que desviam a atenção de nós mesmos.

Por que da mesma forma que fazemos diante de tarefas difíceis, fazemos em relação a nós mesmos. Chamamos de diversão tudo o que desvia nosso olhar de nós mesmos. São moscas posando no porta-retrato, as quais dedicamos um tempo valioso da vida para não enfrentar a difícil tarefa de compreender quem se é.

Então ao observar as pessoas que se dedicam a coisas superficiais e pouco importantes para a própria vida, saiba que se trata de uma fuga de si mesmo. As pessoas tem medo do que podem encontrar dentro de si mesmas - chamam esta tarefa de desagradável e chata como se estes sentimentos não viessem de si mesmo - da própria incompreensão.

Observando a mosca sobre o porta-retrato, vemos que ela defeca sem muito respeito ou consideração pela atenção tão generosa que demos a ela. Talvez fosse parte do "showzinho" dela pra você. Tudo acontece na sua mente por que você deu atenção a isto e com isto significado.

Se não conseguimos compreender o sentido das coisas, achamos que as as coisas é que são sentido. Se somos superficiais, achamos que o mundo é superficial. Se somos mesquinhos, achamos que o mundo é assim.

Enfim, somos a mosca que observamos no porta-retrato. Corremos o risco de passarmos a vida vendo moscas e um dia estar diante de uma, cara a cara, na frente de um espelho algum dia destes.

Portanto, o melhor é deixar cada um com suas moscas e cuidar de suas próprias tarefas, para não acordar um dia em cima de um porta-retrato vendo alguém atarefado.

Wendel Alves Damasceno
Enviado por Wendel Alves Damasceno em 25/10/2015
Código do texto: T5426644
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.