O tempo

Tenho pensado em como o tempo parece ser o nosso inimigo, sempre dando a impressão de estar a nos provocar, a nos dizer que nunca conseguiremos aproveitá-lo como poderíamos. Ando pensando nisto porque viver depende da forma como aproveitamos o nosso tempo. como administrá-lo com sabedoria para não desperdiçar o tempo que passamos no mundo? Temos que trabalhar, aperfeiçoar-nos, cuidar da família e de nós mesmos e, no meio de tantas responsabilidades, precisamos guardar um tempo para ficar ao lado de quem amamos, fazer o que gostamos, observar o mundo e ouvir os nossos apelos interiores, atender ao chamado do nosso íntimo de maneira a não negligenciarmos as nossas necessidades mais profundas. Precisamos pensar sobre isto porque senão correremos o risco de um dia olharmos para trás e nos lamentarmos pelas oportunidades que desperdiçamos e pelo tempo perdido. Todos estes questionamentos nos demonstram verdades importantes: que precisamos aprender a ver o que realmente importa na vida para definir prioridades e não perdermos tempo com o que não nos torna melhores nem dá significado à nossa existência e também que viver é uma arte essencial, a qual devemos praticar continuamente, mas não o fazemos, e como resultado, desperdiçamos o tempo que nos é dado para aprender a viver de verdade. Consequentemente, terminamos por não viver devido a nossa falta de sabedoria e acabamos nos lamentando pelo que não fizemos enquanto tínhamos tempo, principalmente por nos esquecermos de que tudo é fugaz, evanescente e que o que está aqui poderá não estar no próximo minuto. Toda a nossa vida é frágil, marcada por insegurança e mutabilidade. O que era já não é mais, nós mesmos não somos mais como éramos há um minuto atrás. Aliás, nenhum minuto pode ser recuperado. Além disso, ignoramos o que acontecerá no próximo minuto. Então, aprendamos a não perder nosso tempo com futilidades. Somente agora temos o poder de fazer algo a respeito de nossas vidas. O tempo não espera.