Nenhuma pessoa

Nenhuma pessoa deveria se sentir insignificante e sem valor. Ninguém deve achar que sua vida é desprovida de sentido. Por que há tantas pessoas se perguntando por que e para o que nasceram quando o certo seria que todas as pessoas sentissem que suas vidas têm um propósito mais elevado?

O fato de precisarmos de reconhecimento e de que deem atenção e importância a nossos desejos e necessidades revela que todo ser humano deve ser reconhecido como alguém com dignidade, com direito a ser feliz, respeitado, receber amor e possuir liberdade e espaço para se desenvolver e realizar suas aspirações.

Então, por que estamos vendo tantas pessoas angustiadas e perdidas, perguntando-se se há um sentido na vida, com os corações cheios de dúvidas sobre seu próprio valor pessoal?

Seria tolice tentar dar uma resposta, porque não há uma resposta simples. Todavia, não é difícil perceber que vivemos em um mundo doente e que produz indivíduos doentes, infelizes e que não conseguem encontrar os seus rumos.

Não cabe a nós esperar uma solução mágica, mas começarmos um trabalho dentro de nós mesmos para reencontrar nossas identidades e reaprender a ver o mundo e às pessoas. Este trabalho exigirá que façamos uma autoavaliação de como temos vivido e que postura temos assumido em relação às nossas necessidades e anseios e às pressões sociais.

Deve-se admitir que tal trabalho não será fácil, mas doloroso. O caminho em busca de si mesmo, no qual o indivíduo precisa se autoconhecer, é sempre imprevisível. Ninguém sabe o que encontrará. Além de imprevisível, é um caminho longo e que nos mudará profundamente. Quanto mais nos descobrimos, mais vamos nos transformando, pois vamos atingindo camadas mais profundas do nosso ser. E jamais deixamos de nos surpreender e maravilhar com o que descobrimos e aprendemos a nosso respeito.

Sendo cada pessoa um pequeno universo particular, ela deve se conscientizar do imenso valor que possui, de que é única e deve se assumir como tal, certa de que sua vida carrega um significado em si mesma e que não é menos importante do que nenhuma outra pessoa neste mundo.