O significado de viver

Para realmente viver, tratemos de apreciar a vida, os seres, as outras pessoas e a nós mesmos. Sabemos que é difícil, porque temos a tendência de mergulhar nos problemas e nos concentrar apenas nos aspectos negativos da nossa existência, sendo então necessário que lembremos que o negativo e o positivo sempre andam juntos nas experiências que vamos tendo à medida que vivemos. E tanto o negativo quanto o positivo têm de ser aceitos, ainda que não possamos nunca entendê-los, porque tudo que vivenciamos contribui para construir o nosso entendimento, dando-nos outros ângulos acerca de tudo que existe. E a vida é para ser apreciada nos seus bons e maus aspectos, pois eles a tornam complexa e , por isso mesmo, tão rica e fascinante. Se a vida fosse simples, não teríamos que refletir sobre ela, aprender o que tem valor, definir prioridades, descobrir sobre nós mesmos e como nos relacionarmos de forma verdadeira e justa. Então, apreciemos a vida como ela é. Ao nos permitirmos apreciá-la em todos os seus aspectos, nós conseguimos vislumbrar aquilo que ela tem de mais enriquecedor e maravilhoso. Portanto, comecemos a exercitar a arte de apreciar a vida, além de falar às outras pessoas a importância de vermos o que há de rico na vida que estamos vivendo.