Ela não sabe de Nader

Outro dia li um texto que muito me decepcionou, não pelo que havia sido escrito, mas porque as pessoas gostavam como se realmente um texto coberto de verdades e coisas maravilhosas e não de uma inversão de valores incabível.

Do dito texto só concordo com a primeira frase: “casar e morar juntos são duas coisas completamente diferentes”.

Começo a refutação dizendo que a autora do texto limita o conceito de casamento a dar uma festa, registrar no cartório, fazer uma viagem de lua de mel e montar uma casa (linda e cheia de almofadas). Ou seja, ela apenas se apegou as formalidades.

Nem preciso dizer que o conceito do casamento vai muito além disso, mas antes disso melhor desconstruir o romantismo criado sobre morar juntos. E faço isso com apenas uma frase: morar junto é conveniência.

Durante a faculdade conheci inúmeras pessoas que moravam juntos no é chamado costumeiramente de republica. Que consiste em um grupo de pessoas que, em boa, parte, mal se conhecem mas querem dividir as contas e alugam um apartamento juntos e eles moram juntos. E te falo que nunca ouvi ninguém contando histórias de ninguém usando o detergente como microfone, agora de gente brigando por causa da louça . . . . . .

Mas antes que venham os pseudo-intelectuais dizendo que eu não enxerguei a profundidade do texto, digo que enxerguei a tentativa de aprofundar algo superficial e achei ridículo.

Morar junto expressa o total egoísmo de ter a chance se satisfazer as próprias necessidades se apoiando em outra. Revela o descompromisso, onde tudo que precisa é juntar as coisas entrar em um acordo de quem paga o que, ou quanto de cada coisa. Vale até um pequeno ensaio, tipo test-drive, para ver se dá certo.

Morar junto leva um tempo? Leva apenas um momento isso sim! Uma vez que a qualquer instante já não se mora mais junto, basta mudar para lugares diferentes.

Agora de volta ao casamento. A palavra casamento tem em sua origem o significa de união, mas não uma simples união, significa união de corpos e de vidas, ou seja, o ato do casamento representado por uma cerimônia (a qual a autora quis minimizar o casamento), significa uma mudança de vida, que por vezes a autora tenta dizer que é o que acontece no “morar junto”. Dizer que qualquer um casa, só é possível quando você entende que casamento é a festa, por que realmente, aí qualquer um casa mesmo (embora os preços para casamento tentem desmentir isso). Porque casar de verdade não é tão simples, leva tempo, porque quando duas pessoas decidem realmente dividir uma vida, isso tem que levar tempo. É um processo, onde a pessoa tem que perceber que duas pessoas com vidas e criações completamente diferentes estão dispostas a vencer as diferenças e viver uma única vida. Isso mesmo! Casar é viver uma única vida, é mais do que dividir a casa ou as contas, isso fácil, como disse nas republicas as pessoas fazem isso aos montes sem nem ao menos se conhecerem, casar quer dizer ter as mesmas contas. Significa ter um único salario.

Casar é mais do que colocar o outro para cima quando está pra baixo, significa na verdade sentir a mesma dor que o outro, é sofrer juntos a mesma dor, e jamais estar alheio a dor do outro.

É chegar em casa exausto e ver a pia entupida de louça e lavar só porque sua esposa fica feliz ao chegar e ver tudo limpo e ver aquele sorriso ao chegar vale mais de o próprio sorriso. É assistir seguidas comédias românticas porque sua esposa está nos dias mais sensíveis e isso faz ela melhor.

Acredito que a única coisa que fortalece o argumento da autora do dito texto é o fato de que as mesmas casadas fazendo todo o ritual da cerimonia, festa, lua de mel e montar a casa e não se casar de verdade, apenas ir morar junto. Acredito também que existam pessoas que jamais foram ao cartório e registraram uma união, mas são realmente casados.

Entenda nesse momento onde está a inversão de valores, morar junto é apenas o ato, casar representa decisão de não viver mais uma vida, mas viver duas em uma.

Acredito que o final do texto em questão representa a superficialidade de apenas morar junto: “Até que um dia, talvez, deixemos de morar juntos”, ou seja, até que não seja mais conveniente para um dos dois.

Se você tem vontade de viver duas vidas em uma case-se, se não, apenas não quer ficar só, escolha alguém para morar juntos até não se sentir mais só.

http://jafoste.net/casar-e-morar-juntos-entende-a-diferenca/