Reflexões Urbanas: Os Parques, os Pátios e as Praças do Recife

Reduto de mendigos, meninos de rua, prostitutas e ociosos de todo os tipos, os espaços públicos da cidade já possuíram funções bastantes honrosas, porém, com o passar do tempo e o descuido da gestão pública e da sociedade perderam a suas verdadeiras utilidades. Eis que um lugar que deveria valorizar o convívio social, hoje reúne a classe dos excluídos da sociedade. E, assim, surge a pergunta: Por que tamanha transformação?

Apontaria como o principal motivo da falta do uso social apropriado a excassêz de segurança pública nesses locais. Os espaços públicos de grande porte ainda possuem alguma preocupação com essa questão, com a colocação de guaritas nos acessos dos usuários, ou seja, no limite desses terrenos públicos com a as vias públicas. Contudo, isso não é o suficiente para cobrir todas essas áreas, pois as partes centrais ficam desprotegidas. Cito como exemplo o Parque 13 de Maio e o Parque da Jaqueira.

A respeito da questão urbanística, paisagística e arquitetônica, os espaços públicos possuem, na sua maioria, projetos bem resolvidos. No entanto, o problema encontra-se na conservação e na manutenção desses espaços públicos. Os jardins são pouco adubados e é precária as respectivas podagens. A água provém das chuvas e, em momentos de maior estiagem, dos carros pipa. Por conseguinte, algumas espécies de plantas terminam morrendo, resistindo apenas as mais adaptadas ao microclima da cidade. Um detalhe, normalmente os tanques das gramas trasformam-se em tanques de barro, areia e pedras. Portanto, ficam sem função alguma.

A fim de concluir essa breve análise, exporei algumas propostas de melhorias para esses locais tão importantes para a cidade: 1- Instalação de guaritas em 80% dos espaços públicos da cidade, diminuindo drasticamente a criminalidade. 2- Colocação de equipes de jardinagem para manter belo e conservado o paisagismo desses locais. 3- Melhoria da iluminação pública desses locais. 4- Criação de eventos sócio-culturais nesses locais a fim de aumentar o uso de modo saudável. 5- Intenso trabalho de divulgação do valor social e cultural desses locais na mídia da cidade. 6- Facilitar o acesso da população para esses locais por meio de um eficaz sistema de transporte coletivo e gratuito, o qual será utilizado nos domingos e feriados.

Dessa forma, a cidade voltará a ter uma maior qualidade de vida e a população redescobrirá e usufruirá desses preciosos espaços públicos da cidade.

Todos os Direitos Reservados pelo Autor.

Fábio Pacheco
Enviado por Fábio Pacheco em 02/07/2007
Reeditado em 09/07/2007
Código do texto: T549405