Você já fez alguma promessa que não cumpriu?

Hoje, em meu devocional, fui confrontado com esta pergunta, e obviamente me entristeci quando constatei que a resposta foi um preciso "sim". É difícil reconhecermos nossa natureza humana, cheia de falhas e imperfeições; mais difícil ainda é sabermos que nossa omissão gera ou gerou sofrimento a outras pessoas. Nem sempre a boa vontade basta, nem sempre a motivação inicial se mantém, e assim percebemos que nossas palavras não têm tanta força quanto pensamos. Quebramos votos e ferimos corações deliberadamente, seja ele o de Deus ou dos homens. Facilmente somos sujeitos ativos e passivos da quebra de promessas, e esta posição se alterna ao longo do tempo; as consequências não são nada agradáveis.

Contudo, alegro-me ao saber que com Deus não corremos este risco, pois as promessas do Senhor sempre são cumpridas, e o crédito chega sem atrasos. Foi assim no passado com o povo do Israel, é assim com todos aqueles que declaram a soberania de Deus em sua vida. Foi assim comigo e você no passado, e assim será comigo e você no futuro. Promessa de Deus é certeza de sonho realizado; Abraão, Davi e os apóstolos sonharam e a mensagem do Evangelho nos alcançou. Penso ainda que as promessas de Deus não funcionam como restaurante "self service", onde enchemos nosso prato com aquilo que mais gostamos; o Senhor nos serve com o que precisamos, dentro dos propósitos dEle para nossas vidas; às vezes sonhamos com uma fazenda de gado, mas o melhor para nós é uma plantação de hortaliças.

Entender as promessas do Senhor já é outra história... Como poderemos enxergar a beleza de um jardim quando estamos do outro lado de uma janela embaçada? Fé, compromisso e perseverança podem ser a resposta. Nosso desafio é mesmo em dias chuvosos abrir a porta do tempo e caminhar junto ao Senhor rumo as promessas que estão no baú aberto no final do arco-íris.

Creio no Deus que está cumprindo Suas promessas em minha vida, pois mesmo sem eu merecer, Ele sempre honrou sua Palavra. Minha oração é que o Senhor nos ensine a ser um espelho de Cristo, honrando nossas palavras e cumprindo nossas promessas, a Ele e aos homens.

"Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?" (Números 23.19)

Robson Costa

(27/01/2016)

Robson Alves Costa
Enviado por Robson Alves Costa em 27/01/2016
Código do texto: T5525058
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.