E-mail a um amigo, de uma 'despatriada' de tudo



 
"Grata, querido amigo. Minha 'história' com a literatura, na verdade é bem complexa. Publiquei três livros de poesia, dois por grandes editoras e entrei 'pela porta da frente', por gente com nome já estabelecido há muito; mas, entrei, quase ao mesmo tempo, pela 'porta de trás', quando me envolvi com um gênio underground, através de quem conheci a verdadeira face do mundo oficial da literatura. Em resumo, já que não posso dizer mais do que isso: Um homem me levou ao mundo oficial (não paguei o 'preço usual' para isso)  e acabei por me tornar amiga de escritores que fazem parte oficial do Sistema; através de outro homem, aquele que veio a ser meu companheiro por muitos anos, vi o Raio-X do tal Sistema.O mundo da literatura não me trouxe a literatura, me trouxe a coisa mais espantosa e a seu modo mais terrível da vida, a coisa chamada amor. Por dois caminhos por bom tempo simultâneos e antagônicos. Não pude nunca pertencer, deveras, a mundo nenhum, nem sequer ao da família. Nunca pude fugir, tampouco, de nenhum (Há muito estou afastada de todos os mundos, o meu se resume, em verdade, a esta sala). Já apátrida, mas, quando ainda 'pertencia' ao mundo, sempre de modo precário, é verdade,  vim para o Recanto, já com uma dura e pesada história sobre as costas. No Recanto pus as escritas todas de toda uma vida e conheci gente boa, escritores bons, alguns que me abriram as portas deste Espaço, literária e afetivamente, e nele, neste Espaço, encontrei refúgio, o refúgio possível para a 'despatriada de tudo'. Acho que dizendo tais coisas me 'despi' um bocado diante de você. Grata,sempre, amigo. Zuleika."