ORAR É A MAIS BELA FORMA DE AMAR ALGUÉM

Olá, meu caro amigo! Hoje quero me deter em algo tão simples e tão profundo ao mesmo tempo. Estou referindo-me a oração. Essa disposição de se apegar ao bem através das ações ou movimentos do Espírito se conectando a Deus. Não como fazem os Fariseus, sobre os quais Cristo alertava-nos que não fizéssemos como eles. Esses religiosos eram pessoas totalmente dominadas por seu ego. Eles não estavam envoltos em compaixão, mas em preciosismos pessoais e inveja. Mas devemos fazer a oração para transformar-se e valorizar-se no outro e em Deus. Muitas pessoas brincam de orar, outros zombam da oração. Mas essa ferramenta humana é uma arma forte para vencermos ou aliviarmos as tormentas da vida. Ore! Alguns a chamam de reza, outros de meditação, outros de contemplação. Não importa! O que importa é a essência desses movimentos espirituais, mesmo que externamente eles se diferenciem.

Outro dia um amigo questionou-me sobre a oração. A verdade dele era boa, mas ainda superficial, pois estava muito ligada as palavras e aos pensamentos. Ele precisa se aprofundar nesse mistério para entrar cada vez mais em Deus. Acrescentei que o silêncio é uma oração da alma e que a oração não precisa existir em palavras faladas ou pensadas para ser verdadeira ou para que Deus, imanente ou transcendente, a escute, pois a verdadeira essência de uma oração não está nas palavras, mas nos sentimentos que a carregam em direção a Deus. A oração para ser verdadeira precisa estar envolta pelo Espírito de Deus – por amor. Alguns confundem e acham que a oração verdadeira é aquela com belas palavras ou emocionante. Nada a ver! Ela pode ter essas características, mas sua alma deve ser o amor. Sem amor não há oração! E se houver, é um zumbi, acredite!

Orar é agir, é movimentar-se, nos seus limites, para ajudar ao outro, sofredor, ou a si mesmo. Se você orar e nada fizer para mudar ou ajudar o outro, então de pouco vale sua oração. Como disse o lampião Severino de Aracajú, do Auto da Compadecida: “dá para juntar a essa reza um punhado de farinha?”. Olha a resposta do padre: “a igreja só se preocupado com o alimento espiritual, meu filho”. Então não seja igual. Faça a diferença! Seja você um colaborador da resposta de Deus. Claro, tudo dentro de seus limites. Se não puder ajudar com algo material, mas poderá com uma palavra, um abraço, uma visita ou mesmo um simples “bom dia”. Faça de sua vida uma oração. Gente, não estou aqui falando de religião, até porque não a tenho. Aliás, sou Cristão, mas por espiritualidade e não por religião. Quando Paulo disse “orai sem sessar”, ele estava querendo torná-la uma pessoa mais espiritual e amorosa. Então, orar é você experimentar um pouco do que Deus sente pelas pessoas, independente de suas ações, de sua utilidade ou não. Por isso que a vida de Cristo era uma oração. Oração, amor e espiritualidade são palavras sinônimas. Entende isso, amigo?

Não pense que está perdendo tempo quando faz algo por alguém ou mesmo quando se lembra de alguém ou sente compaixão por alguém ou alguma coisa. Não, meu amigo. você está investindo seu tempo, suas ações para colher uma vida de qualidade e repleta de pessoas que te admiram e respeitam. Amar o outro é amar a si mesmo.

Abraço e que Deus abençoe a todos!

Postado por PROF MAGNO HOLANDA