Filosofia X Psicologia

Para os pensadores e educadores de plantão: A diferença entre Psicologia e Filosofia.

- Filosofia é a matéria que estuda a interação e funcionamento da realidade do mundo que existe, da própria pessoa e do mundo do outro.

- Psicologia é a matéria que estuda a interação e funcionamento da realidade do mundo que existe, da própria pessoa e do mundo do outro.

O resultado das pesquisas de ambos é o aumento da percepção de mundo (realidade, do próprio ou do outro), ampliação da consciência e maior autoconhecimento.

No entanto seus resultados são obtidos de maneiras diferentes.

A filosofia é a análise e reflexão do contexto do mundo exterior, através do conhecimento, consciência e experiências passadas de quem analisa. É a visão exterior de um ser. Seu objeto é o mundo em volta, aos olhos de seu observador. Sua análise é feita de fora para dentro, pois internaliza o conhecimento adquirido.

A psicologia é a analise e reflexão do contexto do mundo interior, através do conhecimento, consciência e experiências passadas de quem é analisado. É a visão interior de um ser. Seu objeto é o mundo interno de um ser aos olhos de seu observador. Sua análise é feita de dentro para fora, pois visa externalizar o conhecimento adquirido.