Os outros

Muitas vezes uma pequena palavrinha pode fazer com que caia sobre você o caldo quente da intolerância. Por isso, na maioria das ocasiões, achamos mais seguro não dizer nada. Como na seguinte configuração absurda em que a pessoa prestou a você um favor qualquer, sem grande importância, e você lhe diz: “Obrigado”. E a pessoa responde seriamente: “Obrigado o que, cara? Não sou obrigado a coisa alguma”. Ou então você não diz nada. E o comentário feito com alguém pode ser o seguinte: “Pô, prestei um favor a ele e ele nem teve a capacidade de me agradecer”.

Em casos como esse, é muito provável – tem gente com mais competência pra dizer isso – que a pessoa que não lhe deu alternativa, nem a de ficar calado, tenha estima por você, mas não queira, tema ou teime em admiti-lo. No que pode haver certa dose de masoquismo, já que a atitude dela pode provocar um afastamento da pessoa a quem na verdade ela quer ou cuja presença lhe faz bem.

Em todo caso, entender os outros nem sempre é fácil. Não nos esquecendo de que nós somos os outros também.

Aluizio Rezende
Enviado por Aluizio Rezende em 29/02/2016
Código do texto: T5558690
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.