Autoestima é essencial

Uma das coisas que podemos constatar quando a pessoa é sem autoestima é que este problema pode se agravar a ponto de se tornar perigoso à vida de quem sofre dele. A pessoa sem noção do próprio valor jamais dará o devido reconhecimento a suas qualidades, sempre diminuirá o que faz bem ao passo que aumentará em proporção gigantesca os seus defeitos ou o que faz de errado e será capaz até de se sabotar e fazer coisas contra si mesma para buscar a perfeição ou por se julgar inútil.

Isto deve nos servir de alerta. A pouca autoestima não é prejudicial apenas a quem sofre dela. Atinge também as pessoas próximas a ela, que a amam e assistem, impotentes, ao seu sofrimento. Como ajudar alguém que não se vê como uma pessoa importante?Você pode dizer àquela pessoa: "Você não é feio", mas isso não adiantará, porque é assim que ela se vê. Muita gente, que tem baixíssima autoestima, tem de si mesma uma imagem distorcida e se vê como burra, incapaz, um monstro de feia e, consequentemente, leva uma vida limitada, não se arrisca, vive ansiosa, deprimida e infeliz. Alguns desenvolvem sérios transtornos afetivos, psicológicos, psiquiátricos, nunca conseguem viver em ambientes familiares equilibrados ou se realizar profissionalmente. No nosso mundo moderno, os transtornos alimentares como a bulimia e a anorexia também podem estar ligados à falta de autoestima, visto que nossa sociedade dá excessivo valor à magreza, o que faz muitos jovens sentirem que têm de ser magros para ser belos e valorizados, o que os leva a agredir seus corpos.

Sem autoestima, podemos desenvolver vícios, como drogas, bebidas, sexo, jogo, cigarros e Internet para compensar este desequilíbrio interno, ou mesmo uma depressão que nos prenderá como uma armadilha, e isto deve fazer quem convive com a pessoa com pouca autoestima ficar atenta, porque ela pode atentar contra a própria vida.