O Mundo dá Voltas

“O mundo dá voltas e a vida se entorta pra gente enxergar” – Cólera

Não conheço ninguém que não acredite que o mundo da voltas, que as coisas retornam de uma forma esperada ou não para nós. Quem nunca viu algo no presente que lembrou o passado deve estar muito distraído ou ignorando (intencionalmente ou não) essas “coincidências”.

Quando se está solteiro (a) você conhece algumas pessoas bem diferentes e comigo não é diferente: cada garoto foi uma experiência única! E me fez pensar como podem existir tantas pessoas tão diferentes umas das outras... Mas isso já é outro texto.

Todos esses garotos me deixaram coisas positivas (querendo ou não) e fizeram com que eu me conhecesse melhor, seja mostrando meus defeitos ou minhas qualidades.

Os que tinham meus defeitos os apresentavam tão nitidamente que chegava a ser cômico! A ideia de estar “do outro lado”, ou seja, entender o que as pessoas tinham que tolerar em mim foi um tanto quanto surpreendente e divertido. Algumas vezes sozinha, fitando o teto, comecei a rir percebendo como o mundo se desdobrava para me mostrar o que mudar.

Mas não pense que me envolvi só com gente louca, que só tinham defeitos! Também possuíam qualidades... Todos tiveram pontos positivos que me agregaram muito, uns mais que outros, mas todos tinham.

Tudo acontece por um motivo, algumas pessoas vieram para minha vida mostrando meus defeitos para ensinar boas lições (que tento aprender até hoje) e outras vieram para me dizer que não sou tão ruim assim, que possuo coisas boas a serem conservadas mas é possível melhorar.

Já me falaram que é difícil me ver de mau humor, mas, sinceramente, acho que a vida tem sido boa para mim, permitindo-me corrigir meus erros e me elogiando quando necessário. Lógico que, para isso, é necessário: observar, parar, refletir e realizar ações na vida para corrigir. Conseguir enxergar e aceitar seus defeitos e suas qualidades é essencial para esse crescimento.

Não digo que todos têm a sorte que tenho, da vida ser amarga e gentil na medida certa para o meu crescimento e evolução. Não saberia explicar o porquê de ser assim, mas acredito que tudo, absolutamente TUDO, tem algo positivo então vale a pena olhar para nossos problemas e tentar entender e aprender com eles.

Vai parecer bobo, mas quando tudo parece ruim, repito para mim mesma em voz alta: “poderia ter sido muito pior”. E aceito que poderia SIM ter sido pior, então agradeço (não é fácil) por não ter sido.

Vale à pena tentar se mudar aos poucos, e a parte mais deliciosa de estar solteira é não tentar mudar por alguém, nem por algo. Mas mudo porque quero mudar. Mudo por mim. Mudo porque acredito que serei mais feliz assim. Mudo porque me faz bem. Sem restrições, sem cobranças, sem pressa... E essa é uma sensação única: amor próprio.

Vania Afonso
Enviado por Vania Afonso em 15/03/2016
Código do texto: T5574675
Classificação de conteúdo: seguro