IMAGINE...

Imaginemos a seguinte situação: Jesus, antes de ser assunto aos Céus, detalha suas ordens para os seus discípulos. A narração que se segue não consta na Bíblia, trata-se de uma ficção, na qual se quer nos explicar o Evangelho e a Grande Comissão.

Imagine, por favor, Jesus dando as últimas instruções aos:

- Bom, agora que já cumpri as ordens de meu Pai, que fiz Sua soberana vontade, que reconciliei a humanidade com Ele e que paguei por absolutamente todos os pecados de absolutamente todos os homens, agora eu vou voltar para a destra de Deus Pai, onde intercederei constantemente por vocês. Mas não se preocupem, não deixarei vocês sozinhos nem desamparados. Eu irei, mas enviarei o Espírito Santo de Deus. Ele não apenas estará com vocês a cada momento, mas Ele próprio habitará em cada um daquele que me confessar como Senhor e Salvador de suas vidas. Para isso, ou seja, para que os homens me aceitem como Senhor e Salvador, eles têm que crer em mim, e para que eles possam crer em mim, eles têm que ouvirem as minhas Palavras, que são justamente as Palavras que eu tenho dito a vocês nestes três anos de convivência e ensino pelo qual passamos. Para que eles possam ouvir minhas palavras, vocês sairão pelo mundo proclamando tudo o que vocês viram e repetindo tudo aquilo que de mim ouviram. Da forma que vos ensinei, agora quero que cada um de vocês, deixem tudo para trás, e propaguem as Boas Novas de Salvação. Quero que em cada lugar que exista, mesmo que haja uma única pessoa, o Evangelho seja pregado. Não importa a quem, não importam onde. Quero que vocês preguem. Que façam discípulos. Cada alma que existe é preciosamente incalculável para mim.

Um dos discípulos que ouvia a Jesus assim falou:

- Senhor, por certo nós faremos tudo que mandares e sim, levaremos a Tua mensagem a toda criatura. Todavia, há uma questão que eu gostaria de levantar, e uma vez que vamos sair mundo a fora para anunciar-Te às pessoas, então é bom que fique tudo claro. E que nós vimos tudo o que os principais dos Judeus te fizeram. Como eles te perseguiram por três anos. O ódio que eles tinham por Ti. Como eles levantaram tantos falsos testemunhos contra Te. Como eles sempre tentaram apanhar-Te em algum deslize. Como eles Te espancaram. Como Te humilharam, esbofetearam. E, por fim, Te pregaram em uma cruz. Assim, obviamente, quando Tu nos dizes para pregarmos para todas as pessoas, fica claro que não devemos pregar aos Judeus. Pois eles já tiveram sua chance, e desperdiçaram. Estou certo?

Jesus responde:

- Será que vocês não entenderam nada do que Eu tanto preguei e ensinei. Em primeiro lugar, não foram os Judeus que me mataram. Mas Eu que, voluntariamente, entreguei-me para morrer, como sacrifício vivo. A humanidade não me matou, Eu que entreguei a minha vida por todas as pessoas que estão vivas, que já morreram ou que ainda vão nascer. Aliás, não apenas quero que vocês vão anunciar-lhes as Boas Novas, como quero que as Boas Novas sejam primeiramente anunciada a eles. Vejam, eu não quero que vocês preguem primeiramente para os samaritanos nem para os gentios. Não. A hora de eles ouvirem o Evangelho vai chegar, assim como para todos os povos. Mas, em primeiro lugar, quero que vocês preguem para as ovelhas perdidas da Casa de meu Pai, ou seja, que preguem primeiramente para os Judeus. Digam-lhes que os amo, que meu amor por eles não tem limites, e que ainda na cruz já intercedi por eles ao meu Pai. Peçam-lhes para examinarem minuciosamente as Escrituras, e eles poderão perceber que elas testemunham de mim. Mostrem a cada um deles que cada passagem do Velho Testamento que apontava para a vinda do Cordeiro de Deus, estava se referindo a mim. Digam-lhes que da mesma forma que há perdão e salvação para todos os homens, há perdão e salvação para eles também.

Outro discípulo ainda levanta outra questão:

- Mestre, sei que tu amas aos Judeus, pois são povo Teu, além de serem filhos da promessa que Teu Pai fez a Abraão. Faremos como tu mandas. Mas existem pessoas as quais certamente nós não devemos anunciar as Boas Novas. Por exemplo, a família de Judas, o traidor. Ele Te vendeu por 30 moedas de prata, ou seja, pelo mesmo valor que era pago por escravo que era morto. Certamente para que para os Iscariotes não devemos pregar?!

- Ah, Meu discípulo! Ainda não entendestes? Não existe nenhuma pessoa que não deve ter a oportunidade de ouvir sobre a Salvação da humanidade. Nenhuma! Por favor, não façam qualquer distinção, pois não há mais nem judeu nem grego, nem livre nem escravo, nem senhor nem servo. Todos são um em Mim. Enquanto à família de Judas, por semelhante modo preguem a eles, sem esquecer-se de um sequer. Lembra do que Eu disse a Judas quando ele Me beijou traindo-Me? Lembra que eu disse: Amigo, com um beijo tu me trais? Quando chamei Judas de amigo, Eu não estava sendo irônico. Não. Para Judas, talvez Eu não passasse não significasse nada, mas para Mim ele era um amigo. E mais, se ele pedisse-Me perdão por ter me traído, você acha que eu não o perdoaria? Claro que sim! Aos Iscariotes também deve ser pregado.

Como eu disse esse discurso acima não consta em nenhum lugar da Bíblia. Mas ele retrata a personalidade amorosa de Jesus. Já imaginou se vivêssemos e pregássemos o Evangelho desta forma? Certamente que tudo seria diferente!

Imagine...