Uma breve reflexão sobre mudanças

Mudamos. Mudamos com as estações, mudamos com a chegada dos aniversários, mudamos com o passar dos anos, mudamos com os relacionamentos. Seja qual for a época da vida, nós sempre mudamos.

Mudamos as direções, mudamos o corte de cabelo, mudamos de casa, mudamos de emprego, mudamos de visual, mudamos de ideia, mudamos de opinião. E novamente, seja qual for o objeto de mudança, nós sempre mudamos.

Mudamos para retribuir, mudamos para agradar, mudamos para nos adaptar, mudamos por vontade própria, mudamos por cobranças. Mudamos, seja qual for o motivo que nos leve a isso.

Mudanças são imprescindíveis e inevitáveis na nossa vida, e por mais que se tente, ninguém permanece o mesmo depois de viver alguns dias, meses, anos. Os acontecimentos da vida, desde os mais simples ocasionam uma reação de cada um de nós que reflete em vários aspectos da personalidade de cada um.

Ler um livro, por exemplo. É um ato banal, corriqueiro na vida de uma leitora compulsiva como eu. E depois de ler o livro, não somos mais o mesmo. Algo na gente muda, a forma de encarar o mundo, a opinião sobre algum assunto.

E quando algo mais complexo acontece em nossa vida como uma decepção com um relacionamento, aí a mudança é mais brusca e fatal. Logicamente, as reações se diferem em cada indivíduo. Mas é possível que mudemos.

Mudamos nossa maneira de sentir, às vezes passamos a sentir com menos intensidade. Mudamos o quanto e como nos entregamos nas relações. Mudamos o jeito de tratar a pessoa que nos decepcionou, os planos que tínhamos idealizados com ela.

Mudamos nossas expectativas. Batemos com a cara no chão e somos obrigados a mudar para podermos continuar a vida ao mesmo tempo que tentamos nos recuperar da grande decepção. E para isso precisamos mudar nossos hábitos, nossos sonhos, nossa rotina, até nossa alimentação.

Mudamos de sentido, de módulo e de direção, deixamos de viver em função de algo era enganação, ilusão, desgaste para vivermos em função de nós mesmos, de estarmos satisfeitos conosco e percebemos o quão triste é perder parte de nossa personalidade para tentar agradar ou se ajustar a alguém que não soube valorizar.

Mudamos nossa maneira de pensar e percebemos que amores vem e vão. Mudamos o número de celular para evitar que essa pessoa que nos decepcionou volte a entrar em contato conosco para dizer toda aquela desculpa esfarrapada de que se arrependeu e que se pudesse voltar no tempo teria feito diferente. Mudamos de endereço para evitar que essa mesma pessoa, insistente e irritante como ela é, nos envia mais um buque de flores como pedido de desculpas.

Mudamos a ideia que temos sobre o amor e percebemos o quanto ele pode fazer bem ao mesmo tempo que pode fazer mal quando não for cultivado com moderação. Mudamos nossa maneira de agir, as vezes ficamos mais frios e calculistas em relação ao romântico, sentimos mais dificuldades em nos sensibilizarmos com as constantes histórias de amor que a cultura de massa nos bombardeia tentando vender aquela ideia de conto de fadas. Mudamos até o corte de cabelo tentando esquecer a decepção que sentimos com a pessoa para ficarmos tristes com o novo visual e assim é mais fácil de superar.

O que precisamos entender é que mudar faz parte da vida e não deve ser tratado com um acontecimento negativo. Ruim é não mudar, é ficar na mesmice e na monotonia. Nada é permanente e conforme o tempo passa e as coisas acontecem, é absolutamente comum que se mude o jeito de agir e de encarar o mundo. Ninguém assinou um contrato de vida que determinada tudo o que decidimos primeiramente sem poder mudar posteriormente. Até a pessoa mais decidida do mundo também muda de ideia. É uma lei da física: ação e reação.

Mudar é algo extremamente importante na vida e devemos nos orgulhar de nossas mudanças. Serve para nos ajudar a perceber o quanto melhoramos e pioramos em relação ao que nos acontece e revela muito de quem nós somos em cada situação da vida.

Não siga padrões, mude com as estações, conheça novas canções, reveja suas intenções, sinta suas emoções, evite falsos corações, viva várias direções. Mude de ideia sempre e acima de tudo.

Suzannah Harrison
Enviado por Suzannah Harrison em 21/03/2016
Reeditado em 22/03/2016
Código do texto: T5580714
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.