Lições que Aprendi no Fundo do Poço.

Aprenda a receber o "não!" Pode ser difícil no começo, mas ensina que a vida tem outras vias e torna o "sim" mais valoroso.

Aceite as "derrotas", mas não se acostume com elas. Ensinam a nos desviarmos das pedras que outrora tropeçamos.

"Ofensas e humilhações" surgirão inevitavelmente. Não se desespere e nem se deixe ofuscar por elas. Sobrevoe-as, perdoe e entenda que quem as disfere está abaixo do receptor calmo e perseverante.

Acostume-se sim às "adversidades", pois estas nos tornam mais resistentes e sólidos às intempéries existenciais, moldam nosso caráter e mostram que a vida não se coaduna com espíritos levianos.

Esteja sempre preparado para as "mudanças e transformações", pois acontecem sem avisar, e quando surgirem não causarão tanto abalo e transtorno. Seja cauteloso, olhe para os lados, para dentro, fora, acima e abaixo. Não atravesse a estrada da vida de forma irresponsável.

Leia muitos livros, se possível os bons, saiba discerni-los e assimilá-los, pois quando uma "fraqueza" brotar sempre haverá um respaldo em seu aprendizado com o qual poderá se apoiar.

A "tristeza" pode surgir a qualquer hora do dia ou da noite, mas acredite, ela não perdura por todo o tempo.

Pratique esportes, corra, movimente-se, exercite braços e pernas, pois hora ou outra precisará correr para se safar ou nadar para não se afogar.

Não converse sobre a vida privada das pessoas, mas analise a natureza humana e aprenda que todos somos filhos da mesma compleição, e mesmo iguais, existem as diferenças e peculiaridades de ideologia e pensamento. Respeite-as mesmo que não concorde.

Ore ao amanhecer, ore antes de dormir.

Procure se alimentar bem, e isto não significa muita comida.

Diga bom dia, boa tarde, boa noite e procure lembrar e chamar as pessoas pelo nome. Esqueça alcunhas, mesmo que consolidadas.

Formule um trajeto de felicidade e siga em frente, não se importando com o que digam ou pensam. Dizeres e pensamentos alheios não afetam o seu caminhar.

Por fim, respire a energia do Mundo quando tudo parecer perdido e procure dormir quando as lágrimas lavarem a alma. Um novo dia sempre haverá de surgir.

Cristiano Covas
Enviado por Cristiano Covas em 24/03/2016
Reeditado em 24/03/2016
Código do texto: T5583538
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.