SENSATEZ E EQUILÍBRIO

Provérbios 3:21 Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos: guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso.

Ser sensato se refere aquela pessoa que tem bom senso, que é ajuizada.

Equilíbrio tem a ver com a justa proporção, moderação cautelosa, domínio de si mesmo.

Essas duas qualidades são essenciais para a vida do crente no Senhor.

A pessoa que NÃO é sensato comete loucuras das quais vai ser arrepender, e certamente vai afastar as pessoas de si.

O insensato é causador de intrigas e confusões, e esparrama comentários indevidos sobre coisas que não produzem a paz.

A pessoa que NÃO é equilibrada ou que não tem a sensibilidade apurada para as situações e os fatos, emite opiniões sem o cuidado devido, ou seja, em determinadas situações vai acabar ferindo e magoando quem não deveria sofrer por isso.

A pessoa desequilibrada facilmente perde o controle das situações, é uma pessoa que vive tensa e se abala com muita facilidade, elas agem com precipitação, são ansiosas, intranquilas e impacientes.

Nesse dois casos as pessoas não tem força o suficiente para CONFIAR em ninguém nem tão pouco no Criador.

A Bíblia fala que devemos ser temperados e moderados.

Imagine uma comida típica da sua região com excesso ou falta de tempero, ou com sabor de que já passou do ponto?

Assim é uma pessoa desequilibrada e insensata.

A solução para desequilíbrios e insensatez, ou seja, para ter o auto domínio ou auto controle?

- Na igreja iríamos orar, aconselhar, ajudar com campanhas e jejum, e fazer acompanhamento. (Isso tem na sua igreja?)

- Pessoas amigas dariam conselhos.

- A família iria brigar mesmo, muito normal isso.

- E um especialista iria sugerir a consulta a um psicólogo.

Mas em todos esses casos, todos querem te ajudar.

E você? Quer se ajudar?

Você precisa mesmo ter sensatez e equilíbrio para entrar no Reino de o Todo Poderoso.

Gui Medeiros
Enviado por Gui Medeiros em 22/04/2016
Código do texto: T5612727
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.