O QUE VOCÊ FEZ COM OS SEUS TALENTOS ?

Os Seres Humanos nascem com as suas potencialidades impressas em suas essências, as quais se revelam progressivamente na sua evolução. No terreno da racionalidade, essas potencialidades se mostram nas habilidades individuais, extremamente visíveis em alguns, que se tornam notavelmente diferenciados, e nem tanto em outros, que permanecem mais ou menos invisíveis na multidão. Isso ocorre também no campo da espiritualidade, pois somos "cartas escritas", e os dons espirituais, em estado latente, aguardam apenas o "tilintar dos sinos", para emergirem das profundezas do espírito. Entretanto, nos dois segmentos, há necessidade do empenho dos detentores desses talentos em cultivá-los e colocá-los à disposição e a serviço dos seus semelhantes, sem o que eles se tornam inúteis, constituindo-se na metáfora do servo preguiçoso que enterra os seus talentos.

Com efeito, no mundo racional é fácil distinguir as pessoas mais evidentes no exercício das suas potencialidades, pelo uso dos seus talentos, mas não devemos nos esquecer que necessitamos das habilidades de todos, uns dos outros e de todos os tipos, desde as mais simples até as mais complexas, para a satisfação de todas as necessidades da nossa vida, organizada como uma sociedade. Todavia, no mundo espiritual, pela sua profunda complexidade, sobretudo pela transcendência dos conhecimentos espirituais, os quais extrapolam os limites da razão, não é tão fácil perceber as proporções da espiritualidade individual, por não dispormos da materialidade tangível, que orienta os nossos sentidos, quanto à sua observação, aferição e comprovação.

A compreensão dos fenômenos e eventos espirituais depende única e exclusivamente, do grau de compatibilidade dos conhecimentos espirituais alcançados pelas pessoas, no seu espírito, pois, assim como nos domínios da razão, também nos domínios do espírito, existe uma minoria especialmente diferenciada, mediante a obtenção de mais profundas revelações espirituais, os quais podem compreender os que não chegaram a essas alturas, mas eles mesmos só poderão ser compreendidos até os limites dos demais.(I Coríntios 2:4 a 16)

A diferenciação talvez possa ser descrita, simbolicamente, da seguinte forma: "A maioria das pessoas contempladas com as revelações espirituais, circula na periferia do átrio iluminado, mas aquele que recebe a sua plenitude, penetra no átrio do Santo dos Santos e ingressa na LUZ!

Até o dia de hoje, (30-04-2016) só pudemos conhecer UM que recebeu a plenitude espiritual: o sapateiro alemão Jacob Boehme (1575-1624), o Teósofo que soube muito bem o que fazer com os talentos que recebeu de Graça: distribuiu-os gratuitamente!

OBSERVAÇÃO: Isso tudo não retira o privilégio da salvação, de todos aqueles que foram abençoados com quaisquer intensidades de revelações espirituais, mesmo que a mais elementar: o dom da Fé. Graças a Deus!