O dinheiro, o adolescente e a maturidade

Dê responsabilidade ao seu filho adolescente e forme um adulto forte e independente.

Muitos são os adolescentes que estão no mercado de trabalho.

Também muito são aqueles que, infelizmente, são sugados pelos pais: tudo o que ganham entregam aos seus responsáveis. Estes por sua vez, não entendem, ou fingem que não entendem que, na verdade, estão fazendo o mal e não o bem para aquele jovem trabalhador.

O outro lado da moeda também existe:

São pais que, mesmo passando por "apertos financeiros" e tendo um filho ou mais a trabalhar não lhes imputam qualquer responsabilidade dentro de casa.

O ideal, é que mesmo que você esteja vivendo o tempo das "vacas gordas", uma vez que seu filho esteja trabalhando, ele participe financeiramente com as despesas da casa. Você não será uma pessoa exploradora por fazer isto, estará antes formando um cidadão de bem. E quando seu filho, ou sua filha se casar não será uma peso morto para o cônjuge.

O valor com o qual seu filho contribuirá com as despesas da casa poderá ser simbólico, mas o resultado disto a longo prazo será bem real.

Talvez você pense que por ele já pagar parte das suas próprias contas seja o suficiente e de grande ajuda. Contudo, o que você pode estar formando é um adulto egoísta. Para que seu filho seja altruísta, ensine-o a pagar o "arroz e feijão" de dentro de casa.

Quanto às despesas pessoais do seu filho adolescente, quem é pai ou mãe sempre vai meter a mão no próprio bolso. Isso é fato. Então, pelo bem do seu filho, não tenha pena dele. A disciplina que nasce do amor nem sempre vem com anestesia.