VAMOS COMEMORAR!

Esse texto nasceu como um comentário a uma excelente crônica intitulada: Vamos comemorar?, de minha cara Lilian Vargas.

Olá Lilian! Desculpe o atraso... Ótimo texto, claro. Discordo de você. Acho que temos sim o que comemorar. Eu creio que daqui há alguns anos lembraremos destes tempos difíceis como o alvorecer de um tempo de mudanças. São péssimas as condições brasileiras, mas também são incríveis seus sucessos. O que se está vendo, com o segundo presidente eleito sendo afastado através de processos totalmente dentro das normas constitucionais, a desconstrução de uma opção política que se tornou criminosa pela mobilização popular não violenta, a investigação e punição de tantas pessoas e entidades poderosas... Nenhuma nação latino-americana tem tamanha maturidade política. E a maioria das nações europeias só a conseguiram através de crises e derrotas catastróficas (Alemanha, Itália, França, Espanha, a lista é longa...). Algumas ainda não a tem. Aliás somos tão diferentes assim dos outros? George Bush conseguiu levar os Estados Unidos a uma recessão parecida em 2008 através de inúmeros erros sucessivos. Usou o 11\9 para invadir um país "inocente", torrou um dinheiro irrecuperável no processo, incentivou o crédito de uma forma irresponsável que tornou a dívida pública americana impagável e promoveu uma política de desregulamentação do mercado financeiro que levaram os bancos a políticas que decretaram a falência de vários deles, alguns centenários. Mesmo assim há uma chance real de um boçal como o Donald Trump ser presidente. A crise econômica européia foi semelhante. Só não tem um personagem que encarne tão bem a catástrofe (nem uma guerra inútil para por a culpa). Lógico que não temos as mesmas condições deles, mas nossas besteiras são semelhantes. Respeitando a escala e as características de cada nação. Em resumo, aprenderemos com essa crise, como aprendemos com as outras, e seremos uma nação melhor no processo. Vai por mim, abraços!

Aristoteles da Silva
Enviado por Aristoteles da Silva em 06/05/2016
Reeditado em 06/05/2016
Código do texto: T5627215
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.