O PARADOXO DO RAPAZ MENDICANTE DOS IDEAIS

(...) Não sou católico, não sou protestante, não sou muçulmano, não sou hindu, não sou budista, não sou xintoísta, não sou confucionista, não sou taoista, não sou ateu, não sou marxista, não sou pós-modernista, não sou maçom, não sou satanista, não sou xamanista, não sou espírita, não sou animista, não sou maoista, não sou nazista, não sou comunista, não sou partidarista, não sou fascista, não sou esquerdista, não sou maniqueísta, não sou rosa cruz, não sou umbandista, não sou médium, não sou santo, não sou sufista, não sou franciscano, não sou beneditino, não sou carmelita, não sou mariano, não sou papista, não sou arabista, não sou autista, não sou guru do Himalaia, não sou humanista, não sou filósofo, não sou sociólogo, não sou artista, não sou naturista, não sou alienígena, não sou bandido, não sou inocente, não sou um ser vigente, não sou a vírgula intermitente, não sou ponto tangente, não sou a letra de fingimentos, não sou um sexo displicente, não sou a erva entre os dentes, não sou o prostituto ausente, não sou a mulher que mente, não sou o velho sem mente, não sou a criança jacente, não sou a alma que queima lá dentro de mil gentes. Sou apenas o contrário de tudo isso que odeio e amo, no ser humano (...)