Ensaio sobre a cegueira

Há muito, ouvi dizeres de que, se todos fossem cegos, o mundo seria melhor.

Se todo mundo assumisse a condição de cego, não haveria sinais de igualdade, além do fato, de todos viverem na mesma escuridão, fechados e abertos para o mundo ao mesmo tempo; o preconceito ressurgiria das cinzas, não teria como julgar pela cor, ou pela aparência, para muitos, seria a solução para o preconceito, claro que isso é um principio um tento equivocado, pois o preconceito vai muito além dos olhos, a imaginação é muito mais forte do que o físico.

Considerando a colocação de que o preconceito parte da falta de conhecimento, da dita ignorância, torna-se viável acreditar que a total falta de conhecimento, gera um preconceito maior, o preconceito surge do toque, surge do cheiro, surge do que se escuta, surge do simples pensamento, imaginando o que se deve estar tocando, cheirando e ouvindo; de repente, escuta-se um grunhido semelhante a um porco sendo estripado e se trata apenas de alguma qualquer coisa, a imaginação criaria monstros sem forma, como seria a forma de um monstro?

Para um cego, reinaria apenas o medo e com o medo viria a extinto preconceito, não haveria formas, ou imagens, todos seriam iguais, mas, aos olhos de quem?

Não haveria ídolos divinos para serem adorados, assim, aqueles fracos de espirito, não teriam ao que se agarrar, sucumbiriam em si próprios, ou quem sabe eu esteja enganado. Não creio que eles possam evoluir a ponto de criarem raciocínio critico, acredito mais que se desenvolva um lado mais irracional, o ser-humano é evoluído por assim dizer, pelo fato de poder gozar plenamente de suas faculdades emocionais, racionais e sensitivas.

O que seria civilidade? O que seria humanidade? O que seria um ser-humano?

Não haveria conceito, isso é bom, ou é ruim? seria como aqueles peixes grotescos que vivem nas camadas mais escuras e espessas do oceano. Viveríamos de instintos, isso é bom?

Confiar no acaso...

Deveria haver procriação? Casais? O que poderia ser colocado como um assédio?

Ninguém verá nada.

Talvez, estejam apenas se referindo a "capacidade" de julgamento antecipado que todo ser-humano tem... Não mudaria nada.

Henrique Sanvas
Enviado por Henrique Sanvas em 14/05/2016
Reeditado em 10/10/2020
Código do texto: T5635708
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.