ACULTURÁVEL SER (Série Reflexiva)ROBERTA LESSA

SOBRE CULTURA NADA OU TUDO A DIZER

SOBRE CULTURA NADA OU TUDO A FAZER

SOBRE CULTURA NADA OU TUDO A DETER

SOBRE CULTURA NADA OU TUDO A COZER

SOBRE CULTURA NADA OU TUDO A BATER

SOBRE CULTURA NADA OU TUDO A PODER

SOBRE CULTURA NADA OU TUDO A VALER

"Cultura significa todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro."

CULTURA É BENZIMENTO

CULTURA É ACULTURAMENTO

CULTURA É DISCERNIMENTO

CULTURA É EMPODERAMENTO

CULTURA É ENRIQUECIMENTO

CULTURA É CONHECIMENTO

CULTURA É ACOLHIMENTO

"Cada país tem a sua própria cultura, que é influenciada por vários fatores. A cultura brasileira é marcada pela boa disposição e alegria, e isso se reflete também na música, no caso do samba, que também faz parte da cultura brasileira. No caso da cultura portuguesa, o fado é o patrimônio musical mais famoso, que reflete uma característica do povo português: o saudosismo."Cultura na língua latina, entre os romanos, tinha o sentido de agricultura, que se referia ao cultivo da terra para a produção, e ainda hoje é conservado desta forma quando é referida a cultura da soja, a cultura do arroz etc. Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade ou ainda, de forma específica, uma determinada variante da herança social. Já em biologia a cultura é uma criação especial de organismos para fins determinados."

PODE CULTURA MEDIR

PODE CULTURA PEDIR

PODE CULTURA COIBIR

PODE CULTURA PARIR

PODE CULTURA SORRIR

PODE CULTURA FLORIR

PODE CULTURA LUZIR

"A principal característica da cultura é o mecanismo adaptativo, que consiste na capacidade que os indivíduos têm de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos, mais até que possivelmente uma evolução biológica. A cultura é também um mecanismo cumulativo porque as modificações trazidas por uma geração passam à geração seguinte, onde vai se transformando, perdendo e incorporando outros aspetos procurando assim melhorar a vivência das novas gerações. A cultura é um conceito que está sempre em desenvolvimento, pois com o passar do tempo ela é influenciada por novas maneiras de pensar inerentes ao desenvolvimento do ser humano."

TODA CULTURA PODE CONTESTAR

TODA CULTURA PODE CONSCIENTIZAR

TODA CULTURA PODE LIBERTAR

CULTURA PODE AMPLIAR

TODA CULTURA PODE FOMENTAR

TODA CULTURA PODE SALVAR

TODA CULTURA PODE ALIENAR

"Cultura organizacional: O conceito de cultura organizacional remete ao conjunto de normas, padrões e condições que definem a forma de atuação de uma organização ou empresa."

DENTRO DA CULTURA O RESPEITO

DENTRO DA CULTURA O ACEITO

DENTRO DA CULTURA O DEFEITO

DENTRO DA CULTURA O REGEITO

DENTRO DA CULTURA O REFEITO

DENTRO DA CULTURA O DESPEITO

DENTRO DA CULTURA O PLEITO

"Cultura Popular: A cultura popular é algo criado por um determinado povo, sendo que esse povo tem parte ativa nessa criação. Pode ser representada pela literatura, música, arte, dança e etc. A cultura popular é influenciada pelas crenças do povo em questão e é formada graças ao contato entre indivíduos de certas regiões."

PARA CULTURA LIBERDADE

PARA CULTURA IDONEIDADE

PARA CULTURA SERENIDADE

PARA CULTURA IGUALDADE

PARA CULTURA IDENTIDADE

PARA CULTURA EXPONTANEIDADE

PARA CULTURA SUBJETIVIDADE

"Cultura na Filosofia: De acordo com a filosofia, a cultura é o conjunto de manifestações humanas que contrastam com a natureza ou o comportamento natural.É uma atitude de interpretação pessoal e coerente da realidade, destinada as posições suscetíveis de valor íntimo, argumentação e aperfeiçoamento.Além dessa condição pessoal, cultura envolve sempre uma exigência global e uma justificação satisfatória, sobretudo para o próprio.Podemos dizer que há cultura quando essa interpretação pessoal e global se liga a um esforço de informação, no sentido de aprofundar a posição adotada de modo a poder intervir em debates. Essa dimensão pessoal da cultura, como síntese ou atitude interior, é indispensável."

CULTURA ETERNAMENTE

CULTURA MANSAMENTE

CULTURA UNIVERSALMENTE

CULTURA RELIGIOSAMENTE

CULTURA RITUALISTICAMENTE

CULTURA INFINITAMENTE

CULTURA ARTISTICAMENTE

"Cultura na Antropologia: A cultura na antropologia é compreendida como a totalidade dos padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano.Este tipo de cultura tem como objetivo representar o saber experiente de uma comunidade, saber obtido graças à sua organização espacial, na ocupação do seu tempo, na manutenção e defesa das suas formas de relação humana. Estas manifestações constituem aquilo que é denominado como a sua “alma cultural”, os ideais estéticos e diferentes formas de apresentação."

PEÇAM-ME CULTURA AO INVÉS DE SILÊNCIO

PEÇAM-ME CULTURA AO INVÉS DE BENEFÍCIO

PEÇAM-ME CULTURA AO INVÉS DE SUPLÍCIO

PEÇAM-ME CULTURA AO INVÉS DE COMÉRCIO

PEÇAM-ME CULTURA AO INVÉS DE DESPERDÍCIO

PEÇAM-ME CULTURA AO INVÉS DE ARTIFÍCIO

PEÇAM-ME CULTURA AO INVÉS DE COMÍCIO

EM DIÁLOGO COM UMA PESSOA "LETRADA", "MESTRA", AO QUESTIONAR -ME SOBRE O VALOR DE UM MINISTÉRIO DA CULTURA. (RESERVO-ME O DIREITO DE OCULTAR O NOME DE QUEM QUESTIONA, MAS CERTAMENTE ESSE SER LERÁ ISSO.

FONTE DAS CITAÇÕES: (http://www.significados.com.br/cultura/)

============================================

---------- MARAVILHOSA INTERAÇÃO DO POETA JACÓ FILHO ----------

============================================

"CULTURA

Uma foto da cultura,

Por quem entende,

Ser a essência do todo,

Sem ressalvas...

A cultura não é

O que alguém defende,

Nem uma dança atípica

Que merece palmas...

Mas hábitos e costumes

Que ao povo atende,

Conectando à terra,

A luz de nossas almas...

gratidão por essa poesia tão bela e que completa meu pensamento.

Roberta Lessa
Enviado por Roberta Lessa em 19/05/2016
Reeditado em 19/05/2016
Código do texto: T5639932
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.