MINHAS BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE AS FERIDAS CAUSADAS PELAS RELAÇÕES HUMANAS

1. SOBRE OS FERIMENTOS APARENTES

Existem machucados que fazem doer o corpo, outros que fazem doer o ego, o orgulho. Em ambos a dor é intensa e, por vezes procedida por uma descarga de raiva, interna ou externamente.

A título de esclarecimento, a descarga de raiva interna seria a autoreclusão, enquanto a descarga de raiva externa a violência contra o agressor (vingança) ou contra as pessoas / coisas que estão à volta.

É prudente ressaltar que a descarga de raiva, embora alivie o momento, pode aumentar o machucado. O resultado provável será mais dor.

2. OS FERIMENTOS DA ALMA

Existe, porém, outra forma de se machucar. Essa é a mais cruel e desumana. É o machucado na alma. Machucar a alma não produz faíscas de ódio ou rajadas de raiva, provavelmente não provocarão reclusão ou cicatrizes aparentes.

Quando se machuca a alma sentem-se as badaladas contendentes de dor invisível, sente-se tristeza sem motivo, sente-se arrependimento e nostalgia. Decepção. Mesmo que seja necessário, comumente, duas pessoas para que uma tenha a alma machucada, o evento será terá culpa de ambos: de um lado, tem-se o agente dilacerante da alma, de outro, o agente receptor, que investiu confiança e expectativa no primeiro e, por isso, abriu espaço para que se machucasse.

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

É bom amar, é bom confiar e criar expectativas nos faz querer seguir em frente. São sentimentos bons, não sugiro que parem de senti-los. Sinta; a vida só vale se vivida com sentimento, se for vivida para descobrir coisas novas, sentimentos novos, lugares novos, pessoas, estruturas de pensamento diferentes.

Viva, mas saiba: a vida não trará somente flores, haverá rochas e cicatrizes.

Marcelo Marques Júnior
Enviado por Marcelo Marques Júnior em 19/05/2016
Código do texto: T5640209
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.