LUTANDO PARA SOBREVIVER - EC

Segunda feira, fria e chuvosa, ao sair para o trabalho visto o agasalho de cor escura, tão típico das estações gélidas. Na rua poucos sorrisos, parecem que como eu , estão em um estado de sonolência coletivo. O trânsito caótico não traz novidade, lentidão, fechadas, alguns palavrões ou gestos indelicados. No emprego uma legião de rostos lamentosos abrindo suas gavetas ligando suas máquinas, alguém pede a outro alguém que confirme um fictício feriado, o outro responde que sexta sempre será o melhor dia da semana. E assim alguns iniciam suas ligações, outros começam a digitar, outros a analisar papéis esperando que o relógio marque 18 horas e se possa ver o mesmo trânsito tenso e caótico em sentido contrário, até que a sexta chegue e finalmente os sobreviventes possam parar ali na frente e tomar aquela cervejinha antes de ir para casa.

Segunda feira, fria e chuvosa, ao sair para o trabalho decido colocar um cachecol vibrante para quebrar o soturno casaco. Na rua o mundo parece esperar por um inadequado sorriso de bom dia, eis o meu! O trânsito lento não surpreende motivo pelo qual sempre reservo este tempo para ouvir minhas músicas prediletas, ou ouvir aquela palestra que a gerência recomendou. No emprego indago dos colegas sobre o que fizeram de bom durante o final de semana, aqueles que pouco que tem a contar acatam as dicas para se programarem para o próximo. Alguém confirma na agenda a semana repleta de compromissos e metas, sem dúvida será exaustiva. Outro alguém sugere que com as metas alcançadas a comemoração seja em sua residência na sexta à noite com queijos e vinhos. Sorrisos surgem e os trabalhos se iniciam, até que as 18 horas se encontram para um breve bate papo enquanto “alivia” o trânsito. Neste dia que foi tão bem vivido alguns mencionam conquistas enquanto outros aprenderam lições para futuros triunfos.

O mesmo dia, as mesmas pessoas, posturas diferentes.

“Subviver” ou realmente viver é nossa opção de cada dia. Da mesma maneira que a segunda parte é um tanto mais extensa, esta postura de vida também REQUER CORAGEM. Mas as escolhas são individuais e ninguém fará por nós.

LUTEMOS PARA VIVER! Tenhamos uma ótima semana.

Este texto faz parte do exercício criativo lutando para sobreviver. Veja outras formas de viver em http://encantodasletras.50webs.com/lutandoprasobreviver.htm

====================================

"Sobreviver e viver são experiências completamente distintas. Viver é ser dono do próprio destino. É saber escrever o roteiro da própria vida. É ser participante do jogo da existência, e não mero espectador. É viver as emoções, é ter os próprios pensamentos e viver os seus sonhos.

Sobreviver é administrar o tempo para que o dia acabe o mais rápido possível. É conseguir ter dinheiro até o próximo pagamento. É respirar de alívio porque chegou o final do expediente. É ir resignado de casa para o trabalho e do trabalho para casa. É adiar o máximo possível as mudanças para não ter de arriscar nada...”

(trecho de Roberto Shinyashiki).