Reflexões para meu pai

Hoje é um dia de especial lembrança e muita saudade. Tempos de amor e carinho, acolhimento e segurança. Tempos de crescimento, sacrifícios, despojamento e solidão. Tempos de conflitos, discussões, posições antagônicas, dureza nas palavras e rigidez no comportamento. Uma vida. Várias lições. Medo e incompreensão. Mútua!!!!

A vida segue. Uma ausência faz mergulhar num profundo silêncio, nos levando ao encontro do nosso íntimo ser. E ali, como bênção divina, encontramos nossas memórias e crenças limitantes, artífices de nossos comportamentos. Então, maduros ou melhor equipados espiritualmente, damos conta do todo que nos permitimos ser. Nada volta. É impossível mudar o que é o passado. Sim, o passado também é. Lá, imutável. Porém, passado!!! Lições aprendidas. Medos vividos. Erros cometidos. Acertos geniais e equívocos monumentais. E assim é que foi!!!!

O AGORA nos acolhe nessa imensidão silenciosa. É talvez a hora da escolha da única escolha que temos, se é que há escolha. Crescer, desapegar, desnudar e revelar verdades íntimas que "escolhemos" esquecer, sufocar, negligenciar. Olhando para toda experiência que nos trouxe hábitos, crenças e padrões que se repetem incessantemente causando desconforto; observando sem julgar, criticar, ponderar ou justificar, encontraremos uma porta iluminada que nos conduzirá ao novo, à liberdade. Passaremos a conviver humildemente com o humano que somos nós. Perdoaremos. Nos perdoaremos! Pais, mães, professores, amigos, colegas de turma e trabalho...Enfim, sentiremos toda humanidade naqueles que nos cercam ou nos cercaram, e que de alguma forma influíram em nossos afetos ou alguma "escolha". Mas, no AGORA, o leme é nosso. A rota para o melhor que quisermos ser é apenas uma. Sem escolhas. Ao aportar no ponto de destino, que é o seu melhor, queime a nave que te conduziu. Não há volta! É ali que você irá estabelecer uma nova empreitada de sucesso e alegrias infindáveis. A tua conquista na construção de uma nova história de glórias e sucesso tem um marco: o teu encontro consigo mesmo naquele exato ponto: o teu silêncio amigo e verdadeiro. Só dizendo a verdade a nós mesmos é que encontraremos a paz acima de toda compreensão. E saberemos que tudo passa, e um Deus que nos ama e honra verdadeiramente habita dentro de nós.

Hoje é o sexto ano da morte do meu saudoso pai. O "Seu João" pros amigos. A ele dedico esse "dedo de prosa", pela inspiração e coragem que sempre demonstrou. Sou grato pelas lições de humanidade e humildade que me passou, da forma como era possível a ele passar. Talvez incompreensíveis antes,mas que AGORA fazem todo sentido.

Valeu, pai! Um forte abraço.

Anselmo Verissimo
Enviado por Anselmo Verissimo em 12/06/2016
Código do texto: T5665182
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.