Ao serviço do amor.

Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.(2Tm 1:7). Aqui vemos o Apostolo exortar a Timóteo para que não fraqueja-se diante das dificuldades e das vicissitudes que viriam. Todos nós quando iniciamos uma jornada geralmente encontramos uma oposição, seja mundo com suas intempéries, das pessoas a nossa volta ou advinda dentro de nós mesmos. Mas quando firmamos a nossas forças no sempiternal amor de Cristo Jesus, somos fortalecido pelo Espirito Santo, que age em nossa alma nos suprindo de poder. A palavra no grego usada para poder aqui é: “δυναμις dunamis”, que significa muito mais do que poder pela força, é um poder que advém da habilidade de amar e de ter equilíbrio diante das circunstancias, das atitudes das pessoas e diante das reações que viermos ater. Porque não só conhecemos as outras pessoas por suas reações ante as circunstancias, mas também podemos nos autoconhecer quando observamos as nossas reações interiores diante das circunstancias e das atitudes de doutrens.

Paulo adverte a Timóteo e está advertência serve para nós no mundo de hoje:

– O exorta a ter coragem: O caminhar no amor de Cristo exige de nós coragem, pois no mundo de hoje a compaixão já não se faz presente nos corações. Porque a luta pela sobrevivência nos tira do eixo do amor gracioso e misericordioso. Hoje em dia o cada um por si fala mais alto em nossos corações. E precisamos nos nutrir da coragem que advém do Espirito de Deus para que tenhamos comunhão e possamos entender o que Deus pede a seu povo: Pois desejo misericórdia, não sacrifícios, e conhecimento de Deus em vez de holocaustos. (Osé 6:6).

– Pois da coragem advém o poder; mas não um poder que domina ou subjuga a outrem, é um poder que serve mais do que se é servido; o poder de compreender, mais que ser compreendido; de amar muito mais que ser amado. O poder de fazer diante das coisas, de assumir as tarefas cansativas, de erguer-se frente a uma situação que é derrubada, de conservar a fé diante da tristeza que resseca a alma e a desilusão que fere. Este é o poder que o Espirito Santo nos provê.

– E assim podemos ter domínio próprio o de si mesmo. O amor nos confere o domínio próprio o equilíbrio de nossas emoções haverá momento em que a ira, que as frustrações e as decepções virão para nos tirar do eixo, mas se estivemos alicerçados no amor de Cristo permaneceremos em equilíbrio por amor ao próximo. A palavra grega usada aqui para equilíbrio é: “σωφρονισμος sophronismos”, admoestação ou chamado à estabilidade de mente, à moderação e autocontrole. Ou seja, o domínio próprio perante o pânico,a paixão ou as reações adversas que venhamos a sentir. Mas sozinhos dificilmente poderemos obter tal equilíbrio somente quando deixamos fluir em nós o amor de Cristo é que alcançamos esse domínio próprio, essa autodisciplina, esse autocontrole que nos preserva de ser arrastados ou de fugir. E, é bom lembrar ninguém poderá liderar ou cuidar de alguém se não tiver domino sobre si mesmo. Sofronismos é esse domínio próprio divinamente outorgado que faz com que uma pessoa seja um grande líder, e um excelente amigo, porque entendeu que em primeiro lugar é um servo de Cristo e dono de si mesmo.

Então que neste dia lembremos disto em nosso viver e com certeza o dia se fará bom. Bom dia!

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 14/06/2016
Código do texto: T5666719
Classificação de conteúdo: seguro