Olhos a rebrilhar a luz.

"Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são! (Mat 6:22,23). Aqui Jesus ensina como devemos olhar o mundo, é certo que pelos nossos olhos recebemos a impressão do mundo que nos rodeiam, mas também é certo que estes mesmos olhos veem no mundo o que quer ver. Se o nosso coração estiver voltado para o amor veremos no mundo a nossa volta oportunidade para praticar o amor, mas se o nosso coração estiver cheio do si mesmo, veremos a nossa volta somente oportunidades de como tirar proveitos egoístas das situações. O olhar bom é um olhar desprovido da complexidade do olhar ganancioso ou de dúbia intenção.

A palavra aqui usada para bom é: “απλους haplous”, que significa: simples, singular. Ou seja, a simplicidade do amor torna o mundo leve suave e, nos torna aptos a ver toda a beleza que nos rodeiam. Pois esta é uma das qualidades da criança que se encanta tanto com a lagarta como com a borboleta.

Mas com o decorrer da vida se não nos auto-observarmos certamente este olhar simples se tornará complicado pois a ganancia e a desconfiança fará morada em nosso ser e com certeza o nosso olhar estará contaminado e já não veremos beleza nem nas coloridas e alegres panambis. A palavra do grego traduzida para mau aqui é:”πονηρος poneros”. Cheio de labores, aborrecimentos, fadigas. Ou seja, quando o nosso olhar esta contaminado ele deixa de se abastecer e de refletir a luz graciosa do amor, e começa a se alimentar e a refletir somente a escuridão de um olhar cheio de desconfiança, tristeza e ganancia, quedando-se no malfadado desamor.

E aos poucos a vida se torna um fardo pesado demais para ser carregado, pois fica difícil de conviver:

- Primeiro consigo mesmo; porque o olhar daquele que não se alegra com aquilo que tem o com o que está fazendo e não consegue ver a beleza do mundo e das pessoas que o rodeiam aos poucos o seu olhar se tornará gris sem vida e sem luz.

- Segundo com este modo de ver a vida se fará difícil e penoso o convívio com os demais pois onde os outros veem um oportunidade de aprender, de progredir na vida e de servir este vê somente tristeza, dificuldade e se consome no mortífero desejo de servir-se de outrem.

- E em terceiro lugar; aos pouco o olhar tenebroso se afasta de Deus que é a luz do mundo, o olhar que não busca enxergar o amor de Deus nas coisas, seres ou pessoas perde o real senso do que é a vida. Porque toda vida é um reflexo de Deus na terra e no universo. Mas para o olhar ganancioso tudo é um alvo onde se pode tirar proveito próprio. E então este olhar já não reflete luz que gera vida, mas sim escuridão que leva a morte, pois como predador olha e vê em tudo e em todos uma oportunidade de suprir sua ganancia. E este agir jamais pôde, pode ou poderá coadunar com o amor gracioso de Cristo Jesus.

Então que neste dia busquemos refletir a luz simples e pura do amor de Cristo a Jesus a todos e em tudo que fizermos, e que em nosso olhar rebrilhe a luz graciosa do amor que busca servir mais que. Pois agindo assim faremos não só um dia bom, mas uma vida boa, num mundo bom onde a luz do amor de Deus rebrilhara e cada rosto em cada olhar. Bom dia!

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 15/06/2016
Código do texto: T5667776
Classificação de conteúdo: seguro