Pessoas insensíveis

É inútil tentar apelas à consciência das pessoas insensíveis, mesmo quando elas estão erradas ou fizeram algo que nos magoou ou prejudicou, pois elas são incapazes de se colocar no lugar dos outros e de entender que eles têm necessidades, pontos de vista e sentimentos. Uma pessoa insensível sempre considera apenas os próprios pontos de vista e opiniões, sendo cega para os que são diferentes dela. Tentar mostrar a ela o seu erro ou a inadequação de sua postura só levará você a se desgastar. Primeiro, ela nunca admitirá que é insensível e não se importa, lançando mão de desculpas esfarrapadas ou de cinismo. Diga-lhe que ela é grosseira e ela dirá que é "só o jeito dela".

Enfim, essas pessoas parecem mesmo ser de pedra. É como se o resto do mundo tivesse obrigação de aguentá-las e a suas maneiras antipáticas e rudes. Acontece que as pessoas não querem aguentá-las, porque elas são simplesmente insuportáveis! Por que alguém teria de aguentar perto de si uma pessoa que não está nem aí para o bem-estar e os sentimentos dos outros? Elas costumam ser sem tato, dizem coisas duras para ferir, apontam os defeitos alheios sem piedade e não raro fazem críticas extremamente negativas, muitas vezes com bastante desdém e crueldade.

Uma pessoa insensível é daninha. Se alguém duvida disto, observe com bastante atenção quem, por força das circunstâncias, tem de viver na mesma moradia com alguém insensível. Com o tempo, a pessoa obrigada a aguentar quem é rude e chato(porque todo insensível é chato), vai ficando desgastada, consumida por uma convivência doentia e abusiva, marcada pelo desrespeito e indiferença.

O insensível nunca lhe respeitará, por mais que você cobre respeito. Ele só entende sobre respeito quando exige isso dos demais.