Um quebra-cabeça chamado humanidade

Deus, em Sua maravilhosa sabedoria, criou cada pessoa de forma única, como as peças de um quebra-cabeça. Nos fez semelhantes e, ao mesmo tempo, diferentes, num lindo paradoxo. Voltando ao quebra-cabeça, percebemos que as peças têm a forma parecida, o que favorece o encaixe perfeito. Mas cada peça é única pelo desenho que traz. Cada uma é parte do todo. Cada uma só faz sentido no conjunto. Isoladamente, as peças não têm o mesmo valor, pois o que as enriquece é o fato de, na diversidade, constituírem a unidade. O mesmo acontece com as pessoas.

A humanidade é um lindo e complexo quebra-cabeça. Cada pessoa é uma peça repleta de beleza, encanto e verdade. Cada uma traz na essência o amor do Criador, amor que aproxima e encaixa as peças com perfeição. Amor que é revestido de empatia, reciprocidade, compaixão e sinergia. O amor mergulhado na felicidade, na sabedoria e na consciência de que aquilo que afeta a um(a), traz consequências para todos(as).

Em um quebra-cabeça, todas as peças têm o seu lugar. A cada encaixe, a harmonia é construída de forma gradativa e fascinante. Há que se ter paciência para descobrir as combinações adequadas, de maneira a completar os espaços vazios com as peças certas. Assim também ocorre em nossa vida, em nosso convívio e nos papéis que desempenhamos no espetáculo da existência. Todos(as) nós temos o "nosso lugar ao sol" e nosso lugar no coração e nos planos de Deus. Cada pessoa, independentemente de gênero, raça, orientação sexual, classe econômica, religião, ideologia, nacionalidade etc. é única, insubstituível e fonte de constante aprendizado. Daí a importância de desenvolvermos vínculos fraternais, que nos ensinem a respeitar as diferenças, a conviver pacificamente, a não julgarmos os(as) outros(as) e a contribuirmos para um futuro melhor.

Quem se nega a amar, a dialogar e a desenvolver compaixāo por conta das diferenças, jamais compreenderá o significado da vida, a beleza da diversidade e a unidade que emana da sabedoria de Deus.

MCSCP

Maria Cleide da Silva Cardoso Pereira (MCSCP)
Enviado por Maria Cleide da Silva Cardoso Pereira (MCSCP) em 20/06/2016
Código do texto: T5673553
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.