A paciência que nos capacita a consolar.

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus. (2Co 1:3,4). Nesta passagem que vai até o versículo sete do presente capítulo vemos o apóstolo Paulo citar duas palavras importantes para o viver diário de cada ser humano e principalmente do viver Cristão.

– A primeira é a Paciência: A palavra grega que se utiliza é; “υπομονη hupomone”. A característica de hupomone não é a aceitação simples e resignada dos problemas e provas: é triunfo e vitória. Descreve o espírito que, não somente compreende a dificuldade e os dissabores da vida, mas também aquele que é capaz triunfar sobre tais situações. Aqui entendemos que da mesma maneira como o ouro é purificado no calor do cadinho. Assim se dá conosco, pois Cristão pode sair melhor e mais forte quando entende e compreende os seus dias de prova. Ou seja, o Cristão é o atleta de Deus cujos músculos espirituais se fortificam com a disciplina do treinamento na vida onde na academia do amor aprendemos a não fugir das dificuldades e dos dissabores, mas buscamos nos capacitar para enfrentá-los entendê-los e vencê-los.

– A segunda é a consolação: Há um grande conforto em nossos corações ao saber que não estamos sozinhos ante as dificuldades ou os dissabores. Temos o gracioso consolo que advém de Deus Pai. Nesta passagem entre os versículos 3 e 7 vemos o substantivo consolação e o verbo consolar ser repetido por várias vezes. Esta palavra traz consigo um grande significado para as nossas vidas. A palavra do grego aqui é: “παρακλησις paraklesis”; convocação, aproximação, exortação, admoestação, encorajamento. Ou seja, Deus se aproxima de nós para nos encorajar e nos nutrir de força quando estamos em uma situação de dificuldade ou de dissabores. Pois Deus não somente nos alivia do peso das dificuldades e dos males dos dissabores. Este consolo que advém de Cristo Jesus é aquele que nos brinda com coragem, que permite que nos capacita a enfrentar, tudo que na vida diária possa vir a nos acontecer. Pois Deus jamais nos envia uma visão, que não possamos interpretá-la, e também jamais nos dá uma tarefa ou missão sem a exata força para realizá-la.

E o melhor ainda é que após cada dificuldade e cada dissabor enfrentado com paciência, amor e fé, sairemos destes munidos com a capacidade de consolar a outrem quando estes enfrentarem tais situações. E o resultado supremo de tudo isto é que obtemos o poder para consolar a outros e, munidos do amor fraternal, seguiremos compreendendo e consolando os que estiverem atravessando pela aflição, pela dificuldade ou dissabor, que um dia enfrentamos. Paulo destaca que as coisas que lhe ocorreram e o consolo que recebeu o fizeram capaz de ser fonte de consolação para outros. Ou seja, quanto mais somos abençoados pelo consolador amor de Deus, mas devemos nos tornar seres amoroso e capaz de consolar a outros que estão lutando com o fluxo e os golpes da vida. E assim este mundo será um mundo feito a vontade de Deus que é amor. Bom dia!

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 22/06/2016
Código do texto: T5674919
Classificação de conteúdo: seguro