Coisas que gostaríamos de dizer aos nossos pais

Quando vocês, pais, dizem: "Ah, se meu filho (ou filha) fosse assim..." ou "Se ele (ou ela) fizesse isso..." entendam que vocês fazem com que nos sintamos muito mal. E sabem por quê? Porque vocês fazem com que compreendamos que não somos para vocês nada mais que fontes de tristeza e de frustração. Os filhos se sentem muito tristes quando os pais deixam transparecer que eles os frustram e decepcionam. Nós queremos que vocês se orgulhem de nós, fiquem alegres conosco e nossa maneira de ser. Claro que nem sempre acertaremos e não temos todas as qualidades do mundo e não é para vocês dizerem que fazemos bem algo que não fazemos, mas lembrem que só podemos ser como somos. Muitas vezes, vocês dão a entender que queriam que fôssemos de um jeito e que os aborrecemos com nossa maneira de ser e não entendemos por que parecem zangados conosco, porque queremos que nos amem como são. Não precisamos que nos digam que somos maravilhosos ou perfeitos, queremos ser amados, apenas isso. Outra coisa que gostaríamos de lhes dizer é que não gostamos de ser comparados a nossos irmãos ou irmãs, porque eles são eles e nós somos nós, temos nossas próprias personalidades. Vocês nos magoam quando dizem coisas do tipo: "Por que você não faz como seu irmão ou irmã?" Entendam bem, a gente não escolhe ser como é, mas a gente quer dar o melhor da gente. Se o nosso irmão é bom em futebol e a gente não, se nossa irmã é popular e a a gente é desajeitada, a culpa não é nossa, isso é algo que não podemos mudar. Por favor, nunca nos critiquem na frente de gente que não é da família. Isso é humilhante. A gente se sente como se não valesse nada, sabiam? Pensamos que vocês têm vergonha da gente! Já nos perguntaram como nos sentimos quando vocês nos chamam de lentos, bobocas ou dizem que não fazemos as coisas direito? Que somos inúteis e não prestamos. Queremos que nossos pais nos façam ver que vale a pena nos esforçarmos e que, se dermos o melhor da gente, poderemos nos destacar em algo. Não fiquem falando que o filho de fulano só tira notas boas ou a filha de não sei quem é bonita e inteligente. O que vocês querem dizer? Que somos incompetentes e feios? Que não gostam de nós por sermos como somos? Nós, filhos, queremos ser suas alegrias. Por favor, amem-nos!