Parakletos o ajudador.

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. (Joã 14:16,17). Aqui Jesus nos promete o consolador, a palavra do grego que foi traduzida para consolador segundo alguns linguistas é uma palavra de difícil tradução: παρακλητος parakletos. Chamado, convocado a estar do lado de alguém; convocado a ajudar alguém alguém que pleiteia a causa de outro diante de um juiz, intercessor, conselheiro de defesa, assistente legal, advogado. Os gregos empregavam esta palavra de maneiras muito variadas. Um parakletos podia ser uma pessoa a quem se chamava para dar testemunho a favor de alguém em um tribunal; podia tratar-se de um advogado a quem se chamava para defender uma causa quando o acusado não tinha condições de pagar e estava prestes a receber uma pena muito grave; podia ser um perito a quem se chamava para aconselhar sobre alguma situação de difícil demanda. Podia ser uma pessoa a quem se chamava quando um soldado se sentia deprimido e desacorçoado e era necessário que o alentasse e lhe infundisse animo e coragem. Sendo assim, parakletos é aquele a quem se chama para prestar ajuda quando uma pessoa tem problemas, quando a tristeza, a dúvida ou na confusão vem consumir-lhe a vida.

O mais belo disto tudo é que o Espírito Santo não está longe de nós, não é uma imagem a ser venerada e nem algo que etá distante que precisamo de gestos ou locais específicos para pedir a sua ajuda. Ele está sempre conosco, ele está em nós: Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? (1Co 3:16). E mais, nada do que sentimos ou passamos é pequenos ou grande demais que Ele não posso nos ajudar ou nos aconselhar. Por certo neste dia teremos situações cuja a necessidade de um conselho ou uma ajuda se fará necessária, e aqui se firma a nossa alegria em saber que temos um ajudador pronto e disposto a nos ajudar em tudo sem cobrar nada, a não ser o praticar do amor. Eis a beleza de ser Cristão, é saber que o Espírito Santo está conosco a todo momento seja no volante de um carro, andando na calçada, na padaria enquanto tomamos café, no escritório, mercado seja lá onde estivermos Ele estará pronto para nos atender basta pedir a sua ajuda e mais, em alguns momentos nem precisaremos pedir Ele nos ajudará se estivemos buscando praticar o amor que Cristo Jesus nos ensinou. Bom dia.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 30/06/2016
Código do texto: T5682952
Classificação de conteúdo: seguro