Os nove e noventas da vida.

Os nove e noventas da vida nunca te incomodaram? Há muitos anos me incomodo com isso, mas sei que não sou a única. É de virar o estômago só de ouvir um comercial qualquer na TV ou rádio: “blusinha básica só R$ 19,90. Calça jeans a partir de R$ 49,90. Calcinha só R$ 9,90. Imperdível! Moletom a partir de R$ 39,90!” Por que não diz logo que a blusinha básica custa R$ 20,00, que a calça jeans custa a partir de R$ 50,00, que a calcinha é R$ 10,00 e que o moletom está custando a partir de R$ 50,00? A resposta é simples. Eles precisam te iludir com a falsa impressão de preço baixo, e R$ 19,90 custa menos que R$ 20,00. Além do mais, você terá seus 10 centavos de troco, oras, ninguém está te roubando, não é? Tá, mas alguém consegue me dizer o quê, de útil, eu consigo comprar com 10 centavos? Uma bala, você me diria. Claro, uma bala é muito útil para a proliferação de cáries nos dentes. “Bem, mas se eu levar uma blusinha, uma calça jeans, uma calcinha e um moletom, receberei de troco quarenta centavos. Com isso compro um pão”. Sei lá. Para mim dá no mesmo. Estarei gastando R$ 120,00, meus 40 centavos terão mais valor dentro deles. Imperdível é uma boa noite de sono, uma refeição saudável e saborosa... Viver é imperdível!

E o que falar do "noventa e nove"? “Só R$ 1,99!” Tem até loja com esse nome. Pode isso? Um preço que deveria te devolver de troco uma moeda que nem vale mais? Pode. O importante é fisgar o consumidor.

Aliás, parabéns à “Loja do 10 Reais” por não se chamar “Loja do 9,99”!

E para que serviu essa conversa toda sobre “9”? Sei lá, de repente você também se questiona, ou nunca havia parado para pensar no assunto, ou pior: é comerciante e adepto do “9,90” e está odiando ler isso, ou assim como eu, já havia sacado essa estratégia linguística malandra muito utilizada na linguagem comercial e já está de saco cheio de tudo isso. Seja o que for, o importante é a possibilidade de refletirmos sobre coisas corriqueiras, quase invisível, imperceptível para alguns, indiferente para outros, pra outros incômodo, mas que é, inegavelmente, a realidade de todos nós consumidores, que temos que engolir essa baboseira toda no nosso dia a dia.

Agora vou ali tomar um sorvete cascão de chocolate, que custa só R$ 4,99.

Joalice Dias Amorim (Jô)
Enviado por Joalice Dias Amorim (Jô) em 30/06/2016
Reeditado em 23/08/2016
Código do texto: T5683578
Classificação de conteúdo: seguro