A INTELIGENCIA É DE TODOS

A INTELIGENCIA É DE TODOS

Estávamos ontem, no trabalho, durante o horário de almoço, em uma discussão sobre os lugares do norte e nordeste, quando em determinado momento foi citado sobre como nos nordestinos somos inteligentes e rápidos de raciocínio. Parei depois para pensar e conclui que na verdade todos nós, do norte ou do sul, do nordeste ou do sudeste, somos dotados da mesma inteligência. A necessidade ou o comodismo é que as diferencia.

Um exemplo simples: existe uma coisa básica num banheiro, chamada chuveiro. Basta irmos a uma loja, um supermercado ou qualquer outro lugar que trabalhe com a venda deste item que o encontraremos em vários formatos, cores e potências a escolhermos conforme nosso gosto e poder de gasto. O comodismo da inteligência nos fez apenas escolher.

Nasci no sertão nordestino e isso La não existia, mesmo porque não tínhamos energia elétrica nem água encanada. Meu avô, sem sequer ter conhecimento do que era um chuveiro, fez um pequeno ambiente com dimensões de um banheiro, com acesso externo e abertura no teto, suficiente para encaixar uma balde com perfurações na base. Quando precisávamos tomar banho, entravamos no ambiente e alguém com outro cheio de água, subia e despejava no perfurado, sendo que a água caia imitando mesmo um chuveiro. Isso é a inteligência sendo usada em prol da criatividade, ou seja, quando somos forçados a pensar e realizar.

GILSON G SANTOS
Enviado por GILSON G SANTOS em 03/07/2016
Código do texto: T5685964
Classificação de conteúdo: seguro