O narciso conceitual

O narciso conceitual

Escrito por Álvaro Vinícius de Souza Silva

Data: 05/07/2016

O narcisismo conceitual é o vício de usar conceitos em arbitrário desprezo à singular forma primeva pertinente às intuições reais de cada um deles. É a lei básica do narciso conceitual, tão presente nos auditórios universitários. Esse narciso procura apenas a falsa beleza do valor da institucionalização parcial ou partidária de cada conceito, de cada emblema social falsamente transfigurado em conceitos de requinte acadêmico de ocasião. Presencia-se que, nessa circunstância sombria, as palavras mágicas como "democracia", "justiça social", "ser humano" e "verdade" transformam-se em registros verbais persistentemente banalizados pelo que há de mais oco, insubstancial e espiritualmente perverso no mundo do debate público contemporâneo: as forjadas elites intelectuais do ocaso ocidental, as crias do pódio universitário moderno.

Álvaro Vinícius de Souza Silva
Enviado por Álvaro Vinícius de Souza Silva em 05/07/2016
Código do texto: T5688286
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.