Aprendamos a ouvir

Será que você já foi interrompido quando estava falando? Se o foi, como você se sentiu? Com certeza, isso é muito duro, porque passa a impressão de que não dão valor ao que temos a dizer, não é? Esta é uma das coisas mais desagradáveis e mais frequentes que encontramos na vida em sociedade: pessoas que não sabem ouvir e interrompem umas às outras. E é justamente por não sabermos ouvir que não sabemos nos comunicar. Como podemos entender as pessoas se não damos espaço para que expressem suas ideias e sentimentos e as interrompemos, tirando-lhes a liberdade de fazer com que deem suas opiniões, clamem seus direitos, o que as incomoda, se há algo que as desagrada?

Muitas vezes, nós nem permitimos que as pessoas consigam falar por elas mesmas e já falamos por elas, como se elas nem fossem capazes de pensar por si mesmas. E qual é a consequência? Chegamos a lhes atribuir pensamentos e emoções que elas nem sequer possuem, dando origem a muitos mal-entendidos por não lhes darmos espaço para que sejam ouvidas!Precisamos aprender a ouvir as pessoas, porque todo mundo tem algo a dizer. Ninguém é o senhor da verdade, porque pessoa alguma é onisciente. Cada pessoa sabe de si e pode falar por si mesma, além de que toda pessoa tem sentimentos e conhecimentos válidos, que merecem ser expressados e valorizados.

Não temos o direito de atropelar nem interromper ninguém. Quando alguém está falando, deixemos a pessoa falar. Ouçamos o que a pessoa tem a dizer! Não vamos achar que aquilo que ela vai falar é tolice antes mesmo dela chegar a abrir a boca. Isso é preconceito nosso! Cada pessoa tem direito de ser ouvida!