O SOLITÁRIO "UM"

A jornada da Humanidade, cuja duração de “n’lhões” de anos escapa à nossa imaginação, transita do Homo Primus (Homem Primitivo) equiparado aos animais irracionais, quando ele se encontrava no Paraíso da ignorância plena, guiado apenas pelos seus instintos de sobrevivência e de preservação da sua espécie, até o seu apogeu, que se instala no seu estágio como Homo Habilis (Homem Habilidoso). Vamos chamá-lo de Adão e vamos considerar o seu estágio inicial como aquele em que Adão estava imerso no “sono profundo”. Essa jornada, com todas as circunstâncias que a circunscrevem, chama-se Geração Cósmica e ela, como um rolo de filme, onde todos os eventos, do passado, do presente e do futuro, já se encontram gravados integralmente, obedece ao roteiro previamente estabelecido, o qual se chama evolução.

Eis que, no momento estabelecido no roteiro, o nosso Adão (Homem Primitivo) “acorda” do seu sono profundo, no exato momento em que, evolutivamente, adquire a prerrogativa de raciocinar, passando a ter a capacidade de discernir o Bem e o Mal, sendo então “expulso” automaticamente do Paraíso da plena ignorância, passando para o estágio seguinte de Adão (Homem Habilidoso), adquirindo habilidades compatíveis com a sua nova capacidade de raciocinar (pensar, analisar, experimentar, comparar, planejar, executar, etc.) o que o elevou à condição de Rei absoluto, com o domínio total sobre os três reinos (mineral, vegetal e animal) no Planeta Terra.

Podemos compreender, admitindo-se o desenvolvimento da Geração Cósmica, definida como um filme onde a evolução é o seu roteiro, que todos os conhecimentos já se encontram consignados a priori em Adão, bem como todas as características dos três reinos, também como integrantes do prévio roteiro evolucionista. Contudo, devemos perceber que, nos três reinos, integrados com a sua extraordinária biodiversidade, tudo é absolutamente individual, mesmo que não consigamos perceber as sutilezas das mínimas diferenciações.Tudo é UM! Eis aí uma equação que transcende e desafia o nosso intelecto, mas que se expõe nitidamente na nossa própria individualidade, como se fôssemos uma semente, onde estão todas as informações a serem desenvolvidas progressivamente. Aliás, tudo veio do ovo cósmico!

O roteiro da evolução, no tocante ao Ser Humano, estabelece o seu apogeu na sua condição de Homo Habilis, com todas as prerrogativas da sua racionalidade, e esse é o seu limite. Porém, além do canal racional, temos o canal espiritual, onde também a evolução está preordenada, como em João 15;16, Jeremias 1;5, Romanos 9;11, Efésios 2;8, II Coríntios 3;2,3, cuja evolução transcende a racionalidade, sendo este o canal único e exclusivo que eleva o Homo Habilis à condição de Homo Sapiens.

Com efeito, mantendo-nos no conceito da individualidade, tudo é UM, podemos observar que a excessiva evolução do Homo Habilis nos conhecimentos racionais, promove o seu isolamento em relação aos demais, com os quais ele passa a ter dificuldades de se comunicar, em razão das limitações daqueles, para entendê-lo. Esse fenômeno é extremamente agravado, quando acontece no âmbito espiritual, onde ocorre com o Homo Sapiens o que foi bem esclarecido pelo Apóstolo Paulo, como se vê em seguida.

I Coríntios 2:12 a 16 – Não temos recebido o espírito do mundo, mas, sim, o Espírito que vem de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus. Também falamos dessas coisas, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, comparando coisas espirituais com espirituais. O homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são absurdas; e não pode entendê-las, porque se compreendem espiritualmente. Mas aquele que é espiritual compreende todas as coisas, ao passo que ele mesmo não é compreendido por ninguém. Pois quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.

Hebreus 5;11 a 14 – Sobre isso, temos muitas coisas que dizer, embora difíceis de explicar, porque vos tornastes vagarosos para ouvir. De fato, embora já devêsseis ser mestres agora, ainda precisais que alguém vos ensine de novo os princípios elementares da palavra de Deus, sendo que vos tornastes necessitados de leite, e não de alimento sólido. Qualquer pessoa que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, pois é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos que, pela prática, têm suas faculdades morais exercitadas para discernir tanto o bem como o mal.

Também o Apóstolo Pedro menciona a dificuldade para o entendimento das coisas relacionadas ao Espírito de Deus, até pelas hierarquias espirituais; muito mais e até impossíveis através da Razão.

2 Pedro 3;15,16 – Considerai a paciência de nosso Senhor como salvação, como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada, assim como faz em todas as suas cartas, nelas falando acerca dessas coisas, nas quais há pontos difíceis de entender, que os ignorantes e inconstantes distorcem, como fazem também com as demais Escrituras, para sua própria destruição.

Para concluir as ilustrações, o próprio Cristo revelou que não podia dizer tudo o que gostaria, pois não poderíamos compreendê-lo naquele momento, mas que posteriormente o Espírito Santo o faria, anunciando inclusive os eventos que viriam a ocorrer. Talvez estejamos vivenciando esses tempos, considerando o melhor acesso ao entendimento das Sagradas Escrituras e dos escritos de Jacob Boehme, C. S. Lewis, Francis Collins, e outros autores do gênero, bem como a melhor interpretação de todos os acontecimentos que estão ocorrendo no Planeta, para a nossa perplexidade.

João 16;12 a 15 – Ainda tenho muito que vos dizer; mas não podeis suportá-lo agora. Quando, porém, vier o Espírito da verdade, ele vos conduzirá a toda a verdade. E não falará de si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. Ele me glorificará, pois receberá do que é meu e o anunciará a vós. Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso eu vos disse que ele, recebendo do que é meu, o anunciará a vós.

Considerando a possibilidade de realmente nos encontrarmos no limiar do final dos tempos, poderíamos então, admitir que um esclarecimento mais profundo esteja sendo derramado sobre o povo de Deus, o que nos levaria ao exame do texto seguinte:

“Portanto, não os temais; porque nada há encoberto que não venha a ser revelado, nem escondido que não venha a ser conhecido. O que vos digo às escuras, dizei-o às claras; e o que lhes é sussurrado ao ouvido, proclame-o dos telhados”. (Mateus 10;26,27)

A seguir, vamos examinar o texto abaixo, para identificarmos o nosso posicionamento, focalizando a nossa atenção para nós mesmos. Afinal, sempre podemos corrigir e redirecionar o sentido da nossa vida pessoal.

Gálatas 5;16 a 26 – Mas eu afirmo: Andai pelo Espírito e nunca satisfareis os desejos da carne. Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne. Eles se opõem um ao outro, de modo que não conseguis fazer o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, já não estais debaixo da lei. As obras da carne são evidentes, a saber: imoralidade, impureza e indecência; idolatria e feitiçaria; inimizades, rivalidades e ciúmes; ira, ambição egoísta, dissensões, partidarismo e inveja; bebedeiras, orgias e coisas semelhantes a essas, contra as quais vos previno como já vos preveni antes: os que praticam essas coisas não herdarão o reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, amabilidade e domínio próprio. Contra essas coisas não existe lei. Os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne juntamente com suas paixões e desejos. Se vivermos pelo Espírito, andemos também sob a direção do Espírito. Não nos tornemos orgulhosos, provocando-nos uns aos outros e tendo inveja uns dos outros. 6;10 – Assim, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, principalmente aos da família da fé.

Como se observa, o esclarecimento racional e principalmente o espiritual, não são gratuitos, pois ambos custam o preço dos nossos esforços, do domínio dos instintos naturais, da rejeição dos espíritos malignos, enfim, da disciplina geral, ainda acrescidos do preço da solidão, cujo preço total talvez esteja incluído nos textos:

“Em seguida o senhor ordenou: Tirai dele o talento e daí àquele que tem dez! Pois a todo aquele que tem será dado mais, e terá em abundância, mas daquele que não tem até o que tem lhe será tirado. E quanto a este Servo inútil, lançai-o fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes! (Mateus 25;28 a 30)

“O Servo que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. O Servo, porém, que não conhecendo essa vontade fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. Portanto, todo aquele a quem muito foi dado, muito lhe será pedido, e a quem muito foi confiado, dele será exigido muito mais”. (Lucas 12;47,48

Talvez estejamos no tempo do aprofundamento nos conhecimentos espirituais, e na sua exposição mais ousada e ostensiva, para a sua apreciação por aqueles que desejam ultrapassar o "véu de Moisés".

Feliz jornada aos Leitores que estão nesse maravilhoso Caminho!