Para haver a harmonia que busca, seja ela.

Muitas vezes, quando paramos e meditamos um pouco além do habitual e daquilo que a correria do dia a dia nos permite, encontramo-nos à deriva em meio a um oceano, onde o azul do mar e do céu não se esgotam. Estamos lá, nós com nós mesmos, sem plateia, sem aquilo ou aquilo outro para fazer: apenas o nada.

Lá não tem colega de trabalho para culpar nossos próprios fracassos; não tem a família para desabafar angústias e tampouco culpá-la por aquilo que viemos a ser; não tem parceiro afetivo para projetarmos nossas neuroses; talvez até mesmo Deus nos tenha poupado esses minutos e ido fazer outras coisas, deixando-nos, porém, com toda a carga apenas com nós mesmos.

Este é o momento que paramos e vemos que o caos que existe em nossa mente, é nosso e apenas nosso. Sim, foi criado e alimentado por nós por comportamentos egoístas, mesquinhos e teimosos regidos por uma força negativa chamada orgulho.

A

Se formos humildes, saberemos nos calar; se formos mais uma vez orgulhosos, a língua já afiada estará pronta para rebater e, mais uma vez, reclamar de tudo, de todos e de como os outros atrapalham nossas vidas.

Entendamos: o outro é um espelho de nós mesmos. Aquilo que incomoda no outro é exatamente aquilo que somos. Não apenas a filosofia explica isso, assim como a psicologia, o misticismo e qualquer saber de ordem popular.

Vamos respirar. Aceitar. Transformar a nós mesmos em vez de apontar o outro.

A harmonia se consegue quando ela existe em nós mesmos.

Não é nosso trabalho, nossa família, amigos, parceiros, sociedade que nos faz ter menos ou mais paz interior. Somos nós.

Renan Sposito
Enviado por Renan Sposito em 27/07/2016
Código do texto: T5710555
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.