O caminho mais difícil

O caminho mais difícil da vida de uma pessoa é ser ela mesma e seguir seus próprios sonhos, porque vivemos em um mundo onde todos nos julgam e estão sempre querendo dizer o que nos serve, o que devemos fazer, qual caminho nos é mais adequado. Se observarmos bem, nunca vimos tantas pessoas se sentindo tão deslocadas, inadequadas, perguntando-se qual o seu lugar no mundo, que caminho deveriam seguir. Será que isto deveria estar acontecendo? Talvez o problema desta vida seja que somos jogados nela totalmente despreparados, mas não era para pessoa nenhuma ser tratada como se fosse "errada", "defeituosa" ou tivesse saído com um problema de fabricação. Pessoas não são como objetos que saem de fábricas, são pessoas, ou seja, indivíduos, e cada indivíduo possui os seus sonhos, talentos, defeitos, fraquezas e forças.

Os pais precisam educar seus filhos preparando-os para a dificílima missão de que um dia serão responsáveis por si mesmos e que terão que ser autênticos e assumir seus pontos de vista, nunca apenas se adaptar à maioria. Mas o que nós temos mais visto é pais ditando o caminho dos filhos, preparando-os para somente ser como todo mundo, em vez de estimulá-los a desenvolver suas características únicas. Isso está matando a individualidade, a criatividade, sufocando nas pessoas a tendência a fazer descobertas e seguir caminhos.

Tudo bem, seres humanos não são perfeitos e não são para ser tratados como bibelôs, mas isso também não quer dizer que não possam ser amados. E ser amado significa ser estimulado a crescer, a ser quem é, a nunca ter vergonha de si mesmo, assumindo-se como tal. Viver é difícil e o caminho mais difícil para uma pessoa é o de ela se assumir como ela é, sempre encarando os desafios pelas suas escolhas, sentindo que vale a pena lutar pela sua individualidade e nunca se envergonhar.