Fé e razão

Fé e razão, ao meu ver, muitas das vezes não se diferenciam entre si, porque razão é a lógica, aquilo que podemos explicar, porém aquilo que não conseguimos usamos as tão conhecidas teorias científicas, que nada mais são do ideias baseadas em fé (capacidade de crer em algo que ainda não aconteceu ou foi comprovado pela razão). É nessa parte que creio, a fé e a razão serem idênticas! Como assim?" Alguém deve perguntar! Eu explico!

Para se crer em algo, no caso estamos falando das teorias científicas, é preciso do elemento "fé" também, assim como na religião. Sendo assim, a nomenclatura "fé" é ao meu ver, erroneamente compreendida. Tem que se ter fé para tudo na vida: Fé para acreditar no sucesso dos estudos, para investir um dinheiro, para apostar em um relacionamento, etc..ou seja, temos que ter fé para coisas que ainda não se concretizaram. Portanto, um cientista, um pesquisador, em fim, um acadêmico (lembrando que falo como tal) que não tem humildade de (mesmo que não tenha como filosofia de vida) aceitar nos princípios religiosos em suas pesquisas é ao meu ver um homem completamente tolo.

A ciência alcançou patamares os quais tem deixado muitos acadêmicos cheios de si e arrogantes. Sou acadêmico, pesquisador, amo estudar, amo cultura e creio piamente que a educação é resposta para uma sociedade melhor, mas não retiro o fato de que tem que se dar o devido valor a crença de um ser supremo, um criador, e por que não dizer um Deus? Não sou religioso, mas conheço a bíblia muito mais do que alguns "cristãos", isso devido é claro as minhas pesquisas históricas, antropológicas e arqueológicas, e não quero de forma alguma me vangloriar com isso.

Se fosse resumir tudo o que falei em uma frase que não é minha, usaria este trecho do canon bíblico judaico: "Temer a Deus é o princípio da sabedoria"...Em minhas palavras seria um pouco diferente, seria: "Aquele que pensa que sabe tudo por meio do que estuda, é um tolo, pois muito antes de nós, algo bem maior já existia, ou sempre existiu, a esse ser, muitos conhecem por "Deus"....não importa o nome, importa o ser que ele é, não somente para um segmento religioso, mas para toda a humanidade, independentemente, de credo, cor, raça, ou religião. Deus é tudo em todos, somos portanto deuses, filhos de Deus!"

“Estou ultimamente ocupado em ler a Bíblia. Tirai o que puderdes deste livro pelo raciocínio e o resto pela fé, e, vivereis e morrereis um homem melhor.”

ABRAHAM LINCOLN

Carlos Max
Enviado por Carlos Max em 05/08/2016
Reeditado em 11/08/2016
Código do texto: T5719930
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.