DA SABEDORIA...

Saber – do latim sapere – significa: conhecer; ter consciência; possuir conhecimento de...; estar certo; ter gosto; exalar um cheiro, um odor; perceber pelo sentido do gosto; conhecer após ter experimentado ou “tomado consciência”.

“Eu vou descer para ver se as suas obras correspondem realmente ao clamor que chega até mim; se assim não for, eu o saberei.” (Gênesis 18, 21)

Sabente – do latim sapiente – significa: inteligente; prudente; razoável; dotado de bom senso.

“Quem adquire bom senso ama sua alma; o que observa a prudência encontra a felicidade.” (Provérbios 19, 8)

Sábio – do latim sapidu – significa: quem tem gosto; quem tem sabor.

“Nos lábios do sábio encontra-se a sabedoria; no dorso do insensato a correção.” (Provérbios 10,13)

A sabedoria pode ser entendida como a grande generalização do saber, o saber infinito, ou seja: Deus.

Nós, pessoas humanas, somos dotados apenas de inteligência e bom senso (sabente - sapiente) e temos a capacidade de tomar consciência das coisas e adquirir conhecimentos (saber – sapere).

Através da inteligência e da razão podemos entender e através do bom senso podemos escolher.

Quando entendemos e escolhemos aquilo que é bom e certo para nós, cujo reflexo será também bom para os outros, baseado em uma verdade e esta é somente a revelada a nós por Deus; usamos nossa sapiência para caminhar em direção àquela própria verdade, caminhar em direção a Deus.

“A sabedoria e o bom senso são a consumação do temor a Deus.” (Eclesiástico 21,13)

“Dai-me o juízo reto e a sabedoria, porque confio em vossos mandamentos.” (Salmos 118,66)

“Quem dentre vós é sábio e inteligente? Mostre com um bom proceder as suas obras repassadas de doçura e de sabedoria.” (São Tiago 3,13)

Onde poderíamos chegar com a nossa própria “sabedoria”, que não passa, apenas de sapiência?

Deus criou os Céus, o Céu e a terra, através de Sua sabedoria infinita. Esta sabe tudo, do início ao fim da terra e do infinito de Sua existência. De Sua infinita existência à Sua criação.

Em termos práticos, para nós, pessoas humanas, se quisermos viver com sabedoria e retamente em todas as nossas atitudes, devemos fechar os olhos para o “saber” do mundo e abrir as portas de nossa alma para recebermos a sabedoria de Deus, que nos guiará conforme Sua vontade.

Eis aí a importância de deixarmos nossa vontade de lado para fazermos a vontade de Deus. Não por medo de algum castigo, ou por algum tipo de “carolice” e nem mesmo porque somos obrigados a isso, porque não o somos, afinal, Deus nos deu a liberdade de ação e de escolha; devemos sim deixar que Deus nos mostre Sua vontade para que nós a façamos, porque nós nada sabemos e Ele tudo sabe. Parece-me uma questão apenas de bom senso.

Quando aprendemos coisas que nos fazem bem, através dos exemplos de outras pessoas, não as repetimos e tomamos como nossa própria postura, no mesmo momento?

Este padrão benéfico seria infinitamente melhor a nós, se pudéssemos tomar a postura conforme o aprendizado que Deus nos revela, através de Jesus Cristo, afinal, Ele é apenas bondade, amor e verdade.

“A minha palavra e a minha pregação longe estavam da eloqüência persuasiva da sabedoria; eram, antes, uma demonstração do Espírito e do poder divino, para que vossa fé não se baseasse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.” (Coríntios 2, 4-5)

“Ninguém se engane a si mesmo. Se alguém dentre vós se julga sábio à maneira deste mundo, faça-se louco para tornar-se sábio, porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois (diz a Escritura) ele apanhará os sábios na sua própria astúcia. E em outro lugar: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, e ele sabe que são vãos. Portanto, ninguém ponha sua glória nos homens. Tudo é vosso: Paulo, Apolo, Cefas, o mundo, a vida, a morte, o presente e o futuro. Tudo é vosso! Mas vós sois de Cristo, e Cristo é de Deus.” (Coríntios 3 18-23)

A verdadeira e maior loucura do homem é ele achar que é sábio!

Podemos apenas perceber o cheiro do sabor, pois a essência do sabor é apenas Deus, em Sua infinita e Majestosa sabedoria.

Ah! Se pudéssemos nos esvaziar de toda vaidade, para perceber que nada somos e de nada sabemos...

Os únicos conhecimentos que podemos adquirir em nossa forma humana são os conhecimentos aqui da terra, de nossa vivência no tempo e no espaço, com as coisas materiais que nos cercam; e estas são regidas pelas coisas espirituais, que, dificilmente perceberemos se não nos esvaziarmos de toda vaidade, para buscarmos a luz do Espírito Santo de Deus, onde reside toda a sabedoria.

Não cai uma folha de uma árvore sequer, sem o consentimento de Deus. Deus sabe tudo o que acontece e tudo o que irá acontecer.

Nós, pessoas humanas, somos limitados. Nosso conhecimento se limita naquilo que nossa razão pode entender. Um conhecimento ilimitado está acima da razão humana e de tudo o que podemos imaginar, por isso a necessidade de buscarmos antes o conhecimento infinito, através da graça do Espírito Santo de Deus, para só assim podermos entender com maior clareza tudo que nos acontece na terra.

“Buscai antes o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo.” (São Lucas 12,31)

Quando buscamos o Reino de Deus, estamos buscando a Sua sabedoria para nos guiar; e guiados pela sabedoria de Deus, tornamos nosso discernimento para as coisas da terra partindo das coisas dos Céus, e não ao contrário.

O conhecimento acontece após a idéia. Buscar o Reino de Deus é participar da idéia de Deus, daquilo que Ele deseja; e as coisas que nos serão dadas por acréscimo serão a nós reveladas, para nosso conhecimento.

Se um relógio funciona perfeitamente, isso só é possível porque um relojoeiro assim o inventou, e sempre que este relógio não funcionar em direção ao seu objetivo, somente quem detém o conhecimento de sua invenção, que pode concertá-lo.

Tudo que existe entre os Céus e a terra é criação de Deus, fruto de Sua infinita sabedoria; assim, quando agimos conforme a Sua vontade, estamos desfrutando de um conhecimento que precede o tempo e o espaço. Nós somos a criação e Deus é o Criador. Mal comparando, nós somos o relógio e Deus o relojoeiro.

Um bom começo seria trocarmos a vaidade pela humildade, a dúvida pela fé, a ilusão da “certeza” pela esperança e o egoísmo pela caridade.

Assim estaremos direcionando nossas atitudes partindo da Sabedoria sobrenatural de Deus, que infundiu em nossa alma a capacidade de crermos em Suas revelações, para desejarmos e esperarmos Suas graças e realizarmos o amor.

Comecemos, portanto, por desejar a fé em Deus, e Deus nos guiará para a fé, infundindo-nos a esperança, para que possamos realizar a caridade; e esta começou na fé, amando a Deus sobre todas as coisas e confiando Nele para todas as coisas.

Se buscarmos tudo neste mundo e nada em Deus, nada teremos; e se nada buscarmos neste mundo e tudo em Deus, tudo teremos; pois se Deus não existisse, nada seríamos; ou melhor, nós também não existiríamos. Deus nos deu esta vida natural e passageira, e espera por nós em Sua vida sobrenatural e eterna.

Portanto, que tudo em nós seja: em Deus, por Deus e para Deus.

“Assim também a fé: se não tiver obras, é morta em si mesma. Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras. Mostra-me a tua fé sem obras e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.” (São Tiago 2, 17-18)

Miguel Fernando
Enviado por Miguel Fernando em 05/08/2016
Código do texto: T5720092
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.